Como chegar? Dicas Práticas O que fazer? Próximo a Amsterdam

Como ir e o que fazer em Zaanse Schans, a vila dos moinhos na Holanda

Situada a apenas 22km de Amsterdam (na cidade de Zaandam), Zaanse Schans, a famosa vila dos moinhos, reproduz, com construções originais, as vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX, formando uma espécie de museu a céu aberto. O espaço, todo voltado para o turismo, conta com diversas lojinhas de souvenir, cafés, fábrica de queijos, tamancos de madeira, entre outras atrações, e é um excelente passeio para quem quer se encantar com uma paisagem tipicamente holandesa, sem gastar muitas horas de viagem. Nesse artigo nós vamos contar detalhar como ir e o que fazer em Zaanse Schans, a vila dos moinhos mais popular na Holanda.

COMO CHEGAR EM ZAANSE SCHANS

Há duas formas de ir de Amsterdam a Zaanse Schans utilizando o transporte público, ambas partindo da Estação Central. A maneira mais barata é pegar o trem para Uitgeest e descer na estação Zaanse Schans. O trajeto de trem dura cerca de 20 minutos e, depois, é preciso andar mais 20 minutos até chegar à vila. O trem de Amsterdam à Zaanse Schans custa pouco mais de 3 Euros.

A viagem de ônibus é um pouco mais cara (cerca de 5 Euros), porém é a forma mais fácil — e, em termos de custo-benefício, talvez seja a melhor. A linha que faz o trajeto é a 391 – Zaandam Zaanse Schans. Você deve descer na última parada da linha, Zaanse Schans, exatamente na entrada da vila, não tem erro.

Para aqueles mais dispostos, existem rotas que ligam Amsterdam à Zaanse Schans. Elas têm cerca de 20-40km (partindo da Estação Central de Amsterdam), dependendo da rota escolhida. Uma opção interessante é pegar uma balsa para a região Norte de Amsterdam e de lá começar o trajeto de bicicleta. O aplicativo Google Maps mostra vários trajetos possíveis. A balsa que leva ao Norte de Amsterdam fica por trás da Estação Central, é gratuita e permite a entrada de bicicletas.

EXCURSÃO GUIADA

Uma outra opção, é fazer uma excursão guiada, com um ônibus especial, que sai da Damrak (próximo à Estação Central). Além de Zaanse Schans, você pode conhecer a famosa vila de pescadores de Volendam e seguir em um cruzeiro à ilha de Marken, uma pequena e tradicional vila holandesa. Na nossa lojinha você pode fazer a reserva do seu passeio: os links das opções de excursões para Zaanse Schans estão abaixo:

O PASSEIO EM ZAANSE SCHANS

Logo na entrada, você encontrará o Zaans Museum, um museu que conta a história de Zaanse Schans, da Holanda industrial e, até mesmo, de um famoso pintor que morou em Zaandam: Claude Monet. Também no local, há um café e uma lojinha de souvenir (nestes, a entrada é gratuita).

As casinhas verdes ao longo da vila abrigam pequenos museus temáticos (alguns pagos e outros gratuitos) e lojinhas. Vale a pena sair entrando e descobrir as particularidades de cada uma delas. Algumas, em especial, chamam mais atenção, como a fábrica de queijos Catharina Hoeve, a lojinha de tamancos de madeira, onde há demonstração de como os tamancos são fabricados, e o museu do Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda, que teve a sua primeira loja (na verdade, uma pequena mercearia) em Zaanse Schans.

Além da belíssima paisagem, o que mais atrai os turistas à Zaanse Schans são os moinhos. E lá é possível visitar vários deles. No total, são 11 moinhos, sendo que 6 ficam abertos para o público — os preços e horários para visitação variam, é necessário se informar no local.

Na fábrica de queijo é possível observar o processo de produção dos queijos holandeses

Outra forma de desfrutar da vila dos moinhos é fazendo um passeio de barco pelo rio Zaan. Os passeios duram cerca de 45 minutos e acontecem apenas na primavera e no verão (de abril a setembro).

A maior parte das atrações de Zaanse Schans funcionam das 9h às 17h e, exceto o passeio de barco, durante todo o ano. O passeio pela vila é gratuito.

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Vale a pena lembrar que além de dicas, serviços personalizados como ensaios fotográficos em Amsterdam e roteiros personalizados para Amsterdam, nós também preparamos para você o Guia de Túristico de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!

7 Comments

  • Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site, estou com viagem marcada para Amsterdam em Outubro, e muitas dicas, ideias, e roteiros venho pegando daqui.

    Zaanse Schans encontra-se na minha lista de roteiro, por isto, gostaria de saber em quantas horas mais ou menos consigo conhecer Zaanse Schans?

    E tenho outra questão, pretendo conhecer Zaanse Schans e Muiderslot no mesmo dia, seria isso possível, ou não dá tempo?

    Agradeço desde já!

    • Olá João, recomendamos meio dia para visitar Zaanse Schans. Caso você utilize veículo particular (não transporte publico), acreditamos seja possível sim você visitar os 2 lugares no mesmo dia. Caso haja interesse, temos parcerias com motoristas brasileiros locais que podem te levar nos 2 lugares. Abraço, Hugo e Marcio

  • Boa tarde! Parabéns pelo excelente trabalho! Esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Eu e minha esposa viajaremos para Amsterdam em novembro, e estou querendo realizar um tour por Zaanse Schans, Volendam e Marken. Vi que você respondeu ao amigo acima que tem parcerias com motoristas brasileiros. Poderia me indicar? Outra coisa, além dessas 3 cidades, há alguma outra interessante no caminho que você indicaria? Desde já, obrigado!

  • Boa noite! Adorei o artigo e fiquei empolgada para conhecer o lugar!
    Vocês sabem se a visitação fica aberta aos domingos? Será que é possível visitar algum moinho nesse dia?

    Obrigada!

Leave a Comment

Close