Dicas Práticas

Fazendo a mala: quais roupas você deve levar para a Holanda?

Uma das dúvidas mais comuns de quem vem visitar Amsterdam é sobre quais roupas você deve levar para a Holanda e trazer na mala de viagem. Primeiro de tudo, é fundamental saber em que época do ano você pretende viajar. Por ser um país de clima temperado, as quatro estações do ano são bem definidas e as temperaturas médias variam bastante. Pensando nisso, elaboramos um guia rápido e prático com os itens essenciais para a sua mala de acordo com o período em que você vem visitar Amsterdam ou outras cidades da Holanda.

Antes de começarmos, uma observação importante sobre o clima em Amsterdam: aqui chove e venta muito em todas as épocas do ano (no Outono, as chuvas são ainda mais constantes). Então, em qualquer período que você venha, é bom se prevenir com um guarda-chuva ou uma capa de chuva, que podem ser facilmente encontrados nas lojinhas de souvenir ou em lojas de departamento.

Clima e mala – Vou para Amsterdam, o que devo levar na mala?

Inverno (de Dezembro a Março):

O inverno na Holanda tem temperaturas que variam, em média, entre -2ºC e 7ºC. Neste período, os dias são mais curtos e, embora às vezes o sol apareça, na maior parte dos dias o céu fica nublado. Neve em Amsterdam, nos últimos anos, tem sido um acontecimento raro: às vezes neva um pouco, mas só por um ou dois dias, então roupas especiais para a neve não chegam a ser necessárias.

O que trazer na mala?

Roupas de frio. Esqueça as sandálias, os shorts e bermudas. O ideal é usar roupas mais grossas, sapatos fechados e sobreposições. A peça mais importante para proteger do frio e aguentar as caminhadas pela cidade é um bom casaco. É ele que ficará à mostra a maior parte do tempo, então vale investir em um bom casaco, de preferência de cor neutra, que te acompanhará por toda a viagem. Os melhores são de lã ou de nylon, e um detalhe importante é que ele tenha bolsos nos quais você possa colocar as mãos. Isso ajuda a proteger do frio e, acredite, mesmo usando luvas, eles farão a diferença. Por baixo dos casacos, opte por calça e blusa de manga longa, de lã ou moletom. A maior parte dos ambientes fechados têm aquecedor, então são essas peças que vão aparecer quando você estiver visitando um museu ou tomando um café. Além disso, por baixo da blusa e da calça, uma blusa segunda-pele térmica e uma calça térmica ou meia-calça grossa (no mínimo fio 200) ajudam a proteger ainda mais do frio. Para os pés, botas e tênis são os sapatos ideais. E para garantir ainda mais que o frio não vai atrapalhar o passeio, três acessórios não podem ser esquecidos: luvas, cachecol e gorro.

Primavera (de Abril a Junho):

A estação das flores é a mais procurada pelos visitantes. A Holanda é famosa por seus campos de tulipas, e é justamente nesse período que é possível vê-las abertas por todo o país. É também durante a primavera (entre a segunda quinzena de março e a segunda quinzena de maio) que é possível visitar o Parque das Tulipas, o Keukernhof, maior e mais florido jardim do mundo. Nesse período, as temperaturas continuam baixas para o padrão brasileiro, mas o tempo já começa a esquentar um pouco. A temperatura média fica entre 10º e 20º — quanto mais perto do final da primavera, mais quente) e as variações são bruscas e imprevisíveis. Num dia pode fazer 20ºC e no, dia seguinte, cair para 10ºC.

O que trazer na mala?

Como o tempo neste período varia bastante, é fundamental ter sempre um casaco, que não precisa ser aquele pesado de inverno, mas também não pode ser um casaquinho de verão. Um bom casaco que segure o frio do Sul do Brasil é suficiente. Blusa de manga longa e calça (jeans, legging, moletom) são as roupas mais usadas. Nos dias mais quentes, já dá para arriscar usar um vestido ou saia com uma meia-calça grossa. Sapatos fechados (tênis, botas, sapatilhas, oxfords) são os mais adequados nesse período.

Verão (de Julho a Setembro):

O verão em Amsterdam é uma das épocas mais animadas, os parques ficam lotados e os dias são mais longos, com o sol se pondo por volta das 22 horas. A temperatura média varia entre 15ºC e 25ºC, mas pode chegar a 30ºC durante os períodos de onda de calor. Vale lembrar que quanto mais perto da primavera (início de junho) e do outono (final de setembro), mais baixas estarão as temperaturas.

O que trazer na mala?

Embora o verão holandês seja mais frio que o verão brasileiro, pode ficar à vontade para trazer as suas roupas de verão. Vestidos, saias, shorts, bermudas, blusas de manga curta, sandália, sapatilha, tênis, tudo o que usamos no dia-a-dia da maior parte do Brasil cabe bem nesse período, especialmente nos dias mais quentes. Porém, como o tempo em Amsterdam varia bastante, mesmo no verão, é bom carregar sempre um casaco. Nos dias de muito calor, um cardigã ou uma jaqueta jeans são suficientes para aguentar o vento frio que bate vez por outra, já nos dias mais nublados e chuvosos, um casaco mais grosso será fundamental.

Outono (de Outubro a Dezembro)

Entre o final de setembro e o começo de outubro, a temperatura volta a baixar no hemisfério Norte, é quando vamos nos aproximando do inverno. Neste período, o tempo varia bastante e, assim como na primavera, tende a ficar entre 10ºC e 20ºC.

O que trazer na mala?

Assim como a primavera é a transição entre o inverno e o verão, o outono faz o caminho oposto, do verão para o inverno. Quanto mais no início do outono for a sua viagem, maior a probabilidade de encontrar dias mais quentes. Neste caso, é bom misturar roupas leves de verão com algumas opções mais pesadas, para o inverno. Uma dica para o outono é pensar em roupas que possam ser usadas sozinhas, quando o clima for mais ameno, e com sobreposições, para os dias mais frios (saias e vestidos com meia-calça, por exemplo). Se a viagem for mais próxima do inverno do que do verão, o casaco mais pesado é um item essencial, assim como os outros itens já listados para a mala de inverno. Além disso, o Outono é a época em que mais chove na Holanda. Então, uma capa de chuva ou um guarda-chuva é indispensável se você quiser fazer passeios a pé.

De malas prontas, agora é a hora de aproveitar e conferir o que Amsterdam tem de melhor nas quatro estações. Boa viagem!

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Vale a pena lembrar que além de dicas, serviços personalizados como ensaios fotográficos em Amsterdam e roteiros personalizados para Amsterdam, nós também preparamos para você o Guia de Túristico de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!

4 Comments

Leave a Comment

Close