Amsterdam Conforme o clima O que fazer?

Um passeio em Amsterdam pelo Westerpark

Um dica que não pode faltar no seu roteiro de viagem em Amsterdam: uma visita aos parques de Amsterdam!

Ahh os parques de Amsterdam são sempre uma experiência incrível. Essas áreas verdes por aqui, são literalmente um refúgio de descanso dentro da cidade. Existem diversos parques espalhados pela cidade, Vondelpark (o principal, o maior e o mais conhecido dentre todos os parques de Amsterdam), Westerpark, Sphartipark, Oosterpark, Erasmuspark, Rembradt Park…aff são inúmeros!

Conhecer os parques é uma boa dica para quem está vindo à cidade, e deseja curtir um dos hábitos holandeses. Hoje quero te apresentar especialmente, o parque “Westerpark”, que fica num  bairro bem jovial e cool, localizado no bairro West em Amsterdam.

 

 

O Westerpark foi construído em uma área onde se abrigava uma “fábrica de gás”. Ali a prefeitura operava uma grande, e talvez a mais importante, planta de produção de gás para abastecimento de energia para a cidade. Em 1967 oficialmente qualquer atividade de produção de gás se encerrou. A partir de 1992 os monumentos ali construídos (do século 19) eram usados como centro cultural para jovens empreendedores explorarem seu lado artístico e cultural. Entre 2002 e 2006 os monumentos e o parque em si foi revitalizado e restaurado, se tornando um local bem popular entre os holandeses para curtir os finais de semana.

 

Um mapinha para entender o Westerpark.

Um mapinha para entender o Westerpark.

 

Como em Amsterdam não existem praias (propriamente dito), em dias de sol e calor, é comum as pessoas irem para um parque da cidade. Hoje o Westerpark é muito popular entre jovens, que em dias quentes podemos ver pessoas  estiradas no gramado, lendo, tomando um vinho, fazendo um churrasco…

É um lugar bastante familiar, e para quem tem filhos poderá contar com parquinhos para a criançada se divertirem, e além disso, por existir um grande gramado na parte central do parque, você pode deixar a criança à vontade. Para os adultos, vale a pena aproveitar todo esse ambiente para uma corrida, andar de bicicleta e até jogar um futebolzinho.

No parque também há banheiros para quem precisar. Existem banheiros próximo a quadra de tênis e outros banheiros nos estabelecimentos (restaurantes) ali do local. Você pode sempre pedir educadamente para usá-los e geralmente estabelecimentos privados eles cobrar EUR 0.50 para o uso do banheiros (holandês ama dinheiro).

Uma outra informação útil para os visitantes do parque é que há internet WIFI gratuita para todo mundo. Para ver as zonas WIFI do local dê uma olhadinha no mapa do Westerpark logo acima.

No verão há vários eventos específicos da estação, aconselhamos pesquisar antes no site do parque (link abaixo) e conferir a programação. Festas, festivais, shows, feiras sempre acontecem nesta época. Um festival imperdível é o Festival Gastronômico Rollende Keukens que acontece em Maio. Hummm, ótima idéia! Vou falar sobre esse festival num outro post em Maio, ok? Fique tunado aqui!

DICA CONEXÃO: Não é a toa que eu indico esse Parque como opção de passeio em Amsterdam,  pois você poderá aproveitar esse clima aconchegante e agradável do parque, além de ter uma estrutura que oferece restaurantes, cafeterias e lanchonetes. Eu sou viciado no De Bakkerswinkel, um lugar super aconchegante para tomar um delicioso café! Eu falei mais sobre ele aqui.

 

www.westergasfabriek.nl/en/

 

VAMOS LÁ:

Estação Central de Amsterdam > Westergasfabriek

* Ônibus nº 18 e 21 para o Haarlemmerplein

* Ônibus nº 22 e descer na Nassauplein

* Bondinho nº 10 para a parada Van Hallstraat

 

Envie perguntas e sugestões através do nosso email ou página de contato. Use também das redes sociais “Instagram ou Facebook” para qualquer dúvida.

 

Leave a Comment