Amsterdam O que fazer?

Um passeio em Amsterdam pelo Albert Cuypmarkt (Mercado de rua)

Amsterdam possui várias feiras a céu aberto, os famosos mercados de rua. Mas em termos de feira e variedade, é muito difícil alguma bater a Albert Cuypmarkt. Antes de falar um pouco mais do que a Albert Cuypmarkt oferece, é legal levar em consideração alguns fatores históricos pouco conhecido sobre a Albert Cuypmarkt.

 

 

 

O nome da rua que também dá o nome a feira na verdade é nomeada por causa de Albert Cuyp, um pintor do século 17 e bem conhecido por fazer pinturas de paisagem de áreas rurais da Holanda. Outra coisa legal de saber é que até o século 19, a rua Albert Cuypstraat, na verdade era um canal. Nas margens desse canal, que era ligado ao importante Rio Amstel, existem moinhos onde funcionavam serralherias fazendo com que vários barcos transitassem em busca de madeiras para a construção de outros canais ou para usar essas madeiras como fundação de casas na cidade. Mmas no século 19 o plano de expansão da cidade incluía o aterro desse canal para construções de moradia civil tornando esse movimentado canal em uma das feiras mais movimentadas da Europa. Nós contamos mais pouco sobre a história dessa região, De Pijp, aqui.

 

 

Hoje em dia essa feira é super famosa no mundo inteiro. São dois os motivos que levam para tamanho reconhecimento. O primeiro é que essa feira é a que receber o maior número de visitantes na Holanda e o segundo fator é que esta é a maior feira de céu aberto da Europa.

Por lá você vai encontrar de tudo, tudo mesmo. Existem barracas de: roupas (apesar que eu não indicaria comprar um casaco ou roupas por lá já que a qualidade é um pouco inferior), acessórios de frio (gorros, cachecol e luvas – até indico comprar lá), bicicletas, comida, verduras e frutas, flores, temperos, as famosas stroopwafels holandesas, pescados, frango etc… A variedade é enorme não dá nem para listar.

 

 

A nossa dica de passeio em Amsterdam pelo Albert Cuypmakrt é para experimentar as coisas de uma local. Por exemplo você pode comprar as famosas vlaamse frites (batata frita) ou comer o haring com cebola (vou te contar um segredo, eu nunca comi isso e talvez nunca comerei) e fazer um passeio pela feira que deve durar no mínimo uns 45 minutos. É muito legal, especialmente se o dia estiver sem chuva. Na verdade, tudo é bom quando não chove por aqui.

 

A feira Albert Cuypmarkt fica aberta de Segunda a Sábado, das 9:00 as 17:00.

 

Chegar lá é muito fácil. Você pode tanto caminhar (dê uma olhadinha no mapa ali abaixo para ver onde fica) ou pegar o transporte público. Vindo da Estação Central de Amsterdam, você pode pegar as linhas de tram 4, 16, 24 ou 25 para chegar lá (a parada do metro vai falar “Albert Cuypmarkt” quando você chegar). Ou se estiver vindo a partir do Museumplein, é bem melhor caminhar, é pertinho.

 

VAMOS LÁ: Albert Cuypstraat, Amsterdam

 

 

Envie perguntas e sugestões através do nosso email ou página de contato. Use também das redes sociais “Instagram ou Facebook” para qualquer dúvida.

 

2 Comments

Leave a Comment