Amsterdam O que fazer?

Um passeio em Amsterdam pelo De Pijp

Num domingo cinzento e com bastante chuva, nós, eu e minha esposa, decidimos ir às ruas do De Pijp a procura de um ambiente aconchegante para um bom café. Nas belas ruas dessa região de Amsterdam, encontramos inúmeras cafeterias, uma mais “ajeitadinha” do que a outra, num bairro que conserva sua tranquilidade e autenticidade dos seus prédios. O De Pijp é situado a poucos minutos do Museumplein, numa região praticamente residencial (com algum comércio também), onde não há muitos turistas por lá (exceto na feira da Albert Cuypstraat), por isso que caminhar por aqui sem compromisso, apreciando a beleza dos prédios e suas fachadas, certamente irá te conquistar. E portanto a indicamos a você incluir um passeio no De Pijp no seu roteiro de viagem em Amsterdam.

 

 

Você conhece a história do De Pijp? Pois é, no século XVIII com a cidade crescendo muito rapidamente, o arquiteto Van Niftrik entregou um projeto para a prefeitura com o intuito de promover o desenvolvimento dessa região. Inicialmente, onde hoje está o Saphartipark, estava planejado para ser a nova Central Estação de Amsterdam. Imagina que legal? Poucas pessoas sabem disso.

Podemos observar por aqui tantas cafeterias e restaurantes que tornam esse local ainda mais atrativo para um passeio, como os típicos bruin café (“café marrom”), uma espécie de pub à holandesa.
O que também me deixou satisfeito nessa região, é ver que as cafeterias e restaurantes ainda preservam a arquitetura original, como por exemplo, a Boulangerie 1072.

 

 

Para os “boêmios de plantão” a idéia de caminhar em bar em bar, que ficam enfileirados na 1e van der Helstraat, é um programa ideal no De Pijp.

Não podemos deixar de falar aqui, sobre o principal mercado de rua da cidade ( a maior feira a céu aberto da Europa), o Albert Cuypmarkt, com mais de 300 barraquinhas que vendem de flores a antiguidades, passando por doces, frutas, roupas, e até jóias.

Em outras palavras, o Pijp é um bairro onde você pode se sentir como um “autêntico holandês” fugindo da agitação dos turistas. E é esse tipo de ambiente que queremos trazer aqui e publicar no blog.

 

DICA CONEXÃO:

De Pijp também tem casas com música ao vivo e festas. A mais tradicional é a Badcuyp, com programação quase diária e muitas vezes gratuita. A noite dominical de jazz é um dos acontecimentos que mostram que, mesmo hoje, De Pijp continua a desafiar seus visitantes.

 

 

Envie perguntas e sugestões através do nosso email ou página de contato. Use também das redes sociais “Instagram ou Facebook” para qualquer dúvida.

 

10 Comments

Leave a Comment