Dicas Práticas

15 curiosidades sobre Amsterdam

Que Amsterdam é linda a gente já sabe. Que encanta todos que aqui param, mais ainda. Tanto para turistas como para os moradores, a cidade se mostra diferente a cada nova caminhada pelas ruas e pausa para um café. Basta caminhar um pouco pela cidade e você descobre lugares incríveis como as três ilhas de Amsterdam histórica. É tanta descoberta que fazemos todos os dias que nossa querida Amsterdam estava merecendo um post cheio de curiosidades. Separamos 15 curiosidades sobre amsterdam que você precisa saber.

1 – O Maior mercado de pulgas a céu aberto da Europa

Caso você ainda não saiba, holandes tem a fama de reaproveitar tudo o que pode. Por aqui a cultura da troca e venda é muito forte. Então seria muito óbvio que eles tivessem uma feira a céu aberto para fazer isso. O IJ-Hallen é uma feira a céu aberto onde você pode encontrar tudo o que imaginar. De roupas a móveis, bicicletas e comida. o IJ-Hallen tem mais de 750 barracas , não é a toa que é o maior mercado de pulgas da Europa. Você pode encontrar este mercado de pulgas no cais do NDSM em Amsterdam Noord.

2 – O casal de holandesinhos se beijando

A versão XXXL do casal foi apresentada no ano de 2017 e instalada em Amsterdam Westport no dia 30 de novembro de 2017 depois de 2 anos de confecção. A intenção de criar um novo ponto para paradas e muitas fotografias, esteve pautada na rota de ligação em que esta localidade permite fazer. A escultura pesa 6.700 Kg no total, a figura masculina tem 8,6m de altura e 2,55m de largura, a figura feminina tem 8,1m de altura e 2,55m de largura e apenas 20 cm de espaço entre os lábios. O casal de holandeses está nas margens do  canal do mar do norte, ao lado da balsa 

3 – A primeira bolsa de valores do mundo é de Amsterdam

Em 1602, a Companhia das Índias Orientais (Verenigde Oostindische Compagnie) foi a primeira a emitir ações dando origem à Bolsa de Valores de Amsterdam. Por ser a primeira bolsa de valores com negociação de ações, a Amsterdam Stock Exchange (Bolsa de valores de Amsterdam), criada em 1602 através de recursos financeiros da Associação de Capitais vindos da Companhia Holandesa das Índias Orientais, passou a ser considerada a mais antiga bolsa de valores do mundo. 

4 – A casa mais estreita do mundo

Se você veio a Amsterdam e esteve perto do Red Light District provavelmente passou por ela e nem percebeu. A casa mais estreita do mundo fica bem discreta em meio aos prédios clássicos da cidade, na  Oude Hoogstraat 22. Hoje é uma casa de chás, onde você pode comprar o que precisa ou sentar para degustar seu chá escolhido. Claro que é preciso antecipar uma reserva, uma vez que a casa mede 2m de largura e 5m de profundidade. 

5 -A casa mais larga de Amsterdam

Assim como temos a menor casa, também temos a mais larga. A casa mais larga de Amsterdam pode ser encontrada em Kloveniersburgwal 29. Tem 22 metros de largura e foi construída em 1660 pelos ricos irmãos Trip, a casa também é chamada de Trippenhuis.

6 – A maconha não é liberada

Ao contrário do que muitos pensam e dizem, a maconha por aqui é descriminalizada, ou seja, tolerada. Bem diferente de ser liberada. Existe uma tolerância a drogas leves, no caso da maconha, por exemplo. É possível consumi-la e comprá-la dentro de estabelecimentos registrados, os Coffee Shops. Não pode ser vendida fora deles e tampouco andar com uma quantidade maior do que 5 gramas. Sair do país com maconha é considerado crime. atualmente existe um processo sendo estudado pela prefeita de Amsterdam que pretende fechar os Coffees Shops para o turismo.

7 – Space Cake

Já que o assunto é a cannabis, o famoso bolinho de maconha também pode ser encontrado nos Coffee Shops. Para muitas pessoas é a alternativa mais viável para evitar o cigarro. É importante saber que quando você consome  através do alimento o efeito pode perdurar mais.

8 – O maior Red Light da Holanda

Uma curiosidade que poucos sabem é que os famosos Red Light Districts existem em muitas cidades da Holanda, mas é em Amsterdam que você encontra o maior. Amsterdam sempre foi um grande centro naval de comércio. Muitos trabalhadores faziam paradas na cidade, para depois continuar as suas longas viagens de barco. É claro que quando as paradas dos transportes acontecia, os trabalhadores recebiam tudo o que precisavam e o sexo acabava virando uma moeda de troca. Assim começaram a aparecer profissionais do sexo que estavam ali por espontânea vontade, e também mulheres traficadas. O bairro ficou conhecido como Red Light District porque as profissionais do sexo recebiam os marinheiros com lamparinas a vela que projetavam a luz avermelhada nos seus corpos e prédios. Apesar de ser conhecido pelas luzes vermelhas atualmente, também há luzes azuis. Quando as luzes estão azuis, você sabe que há uma mulher transgênero na sala.

9 – Uma loja especializada em preservativos

Em Amsterdam há uma loja especializada em camisinhas, que oferece preservativos sob medida. Na verdade, a loja vende todo o tipo de preservativo, inclusive antialérgicos, para mulheres e uns tipos engraçados, estampados.

10-  Sustentada por postes

Amsterdam é uma cidade construída sobre postes. Um dos fatos mais interessantes sobre Amsterdam é que ela foi construída sobre onze milhões de postes. A cidade fica cerca de um metro abaixo do nível do mar. Só a estação ferroviária de Amsterdam Centraal precisa de 9000 postes para ser sustentada, enquanto uma casa normal precisa de apenas 10. Esses postes de madeira de 15-20 metros são colocados em uma camada de areia que tem cerca de 11 metros de profundidade. Antigamente os postes eram de madeira, atualmente alguns são de concreto.

11 – Mais de 100 pontes na cidade

Existem 1281 pontes em Amsterdam, 80 delas podem ser encontradas dentro do anel do canal. A ponte mais famosa é a Magere Brug. Quando você está na esquina da Reguliersgracht e Herengracht, você pode ver 15 pontes ao mesmo tempo. Você tem que ficar do lado dos números não pares e contar a ponte onde você está pisando também.

12- Amsterdam tem 7 moinhos na cidade

Holanda é sinônimo de moinhos. Muitos deles estão localizados fora de Amsterdam, mas nós trouxemos uma surpresa boa para vocês, existem moinhos em Amsterdam. Fizemos uma lista de todos os moinhos na cidade e você já pode se preparar para fazer a rota dos moinhos. Uma vez por ano, a Holanda realiza o ” Dia Nacional do Moinho “. Todo segundo sábado de maio, 600 moinhos em todo o país abrem suas portas aos visitantes. É uma oportunidade de ver alguns dos moinhos históricos que não estão mais abertos regularmente. Muitos desses moinhos podem ser acessados através de transporte público, por isso é importante que você saiba como funciona o transporte público em Amsterdam.

13- O palácio real que não era para a realeza

O Palácio Real na Praça Dam é o único palácio real de Amsterdam. No entanto, nunca foi construído para reis ou rainhas. Foi o irmão de Napoleão, Luís, que se declarou rei da Holanda (1806-1810). Antes disso, a Holanda fazia parte de uma república. O ‘Palácio Real’ era a grande Câmara Municipal de Amsterdam.

14- Existe uma casa flutuante dedicada exclusivamente aos gatos

Os gatos são conhecidos por seu ódio à água, mas os gatos de Amsterdam parecem bastante satisfeitos em viver dela. Isso é graças ao Cat Boat , um santuário felino flutuante ancorado no canal Singel. Fundado pela amante de gatos, Henriette van Weelde, o santuário tornou-se, curiosamente, uma espécie de atração turística nos últimos anos, embora isso não pareça atrapalhar o objetivo principal da instituição de caridade: reassentar os gatinhos abandonados de Amsterdam.

15- O IAMSTERDAM está em outro lugar

Caso você ainda não saiba, o letreiro mais famoso de Amsterdam não está mais na Museumplein. A ação foi realizada devido ao grande número de pessoas que ficavam no entorno do letreiro prejudicando o tráfego de bicicletas e pedestres. Hoje o letreiro é itinerante e dependendo da época esta em diferentes lugares. No entanto, você ainda pode fazer aquela foto clássica com o letreiro no Aeroporto Schipol. Logo na entrada você encontrará o famoso letreiro te esperando para uma bela recrdação.

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Nós também preparamos para você o Guia de Turismo de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!


Conexão Amsterdam oferece em parceria com o Tiqets e TicketBar para ingressos em todas as atrações e passeios na Holanda


Clique aqui e veja todos os passeios e visitas guiadas por guias brasileiros em Amsterdam e região


Transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Amsterdam, interior da Holanda e até passeios para países vizinhos como Bélgica, França e Alemanha. Clique aqui para consultar valores


Você pode reservar qualquer hotel na Holanda ou qualquer outro lugar do mundo com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas através do Booking


Para viagens dentro da Europa pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços

Deixe um comentário