Dicas Práticas

Como reservar passagens de trem na Europa a partir da Holanda

Uma das perguntas mais recorrentes que recebemos por aqui é: Vale à pena viajar de trem na Europa? É claro que, tudo sempre vai depender do tempo de viagem que você tem disponível, mas principalmente de qual o roteiro você escolheu fazer.

É importante você saber que todas as estações de trem na Europa são bem equipadas. Sempre há um lugar para comprar comida, casas de câmbio, banheiros, algumas lojinhas, assim como guarda-volumes. Quanto maior for a cidade de destino, mais opções você irá encontrar.

Como reservar passagens de trem na Europa?

Assim como em viagens de avião, você também precisa comprar um bilhete para poder efetuar esta viagem. Saindo de Amsterdam, você sempre vai usar o site da NS Internacional. É neste site que você vai colocar o seu local de destino e vai efetuar a compra da sua passagem. Basta preencher os campos solicitados e pronto, o site vai te mostrar o trecho realizado, o tempo de viagem e a plataforma de embarque. Os ingressos podem ser reservados para grupos de até 9 pessoas para destinos na Holanda, Luxemburgo, Bélgica, França e Inglaterra (Londres).  Os destinos restantes mantêm um máximo de 5 pessoas. Há um máximo de 5 pessoas em uma reserva online.

Após escolher a data de destino, você irá escolher o horário que mais lhe é conveniente. Lembre-se de que, quanto mais tempo viajanto, mais barato se torna o bilhete e as possibilidades de fazer mais baldeações também aumentam.

Para saber quantas paradas você irá fazer e em quais estações isso irá acontecer, basta clicar em mostrar a rota.

Após decidir a hora e verificar as paradas (caso hajam), você irá efetuar a compra do seu bilhete que pode ser só de ida ou ida e volta. Para o caso de ida e volta o processo de escolha é o mesmo.

Detalhes decididos é hora de preencher os campos com seus dados e efetuar o pagamento do seu bilhete. O pagamento é realizado com seu cartão de crédito. Não é preciso imprimir um bilhete, caso você seja adepto de bilhetes digitais, basta apresentar o seu telefone com o código gerado. Mas caso você seja uma pessoa que prefere ter os bilhetes impressos, sem problemas. Não existe uma obrigatoriedade quanto a isto.

Você também pode optar em compar sua passagem presencialmente. Neste caso, como você vai estar em Amsterdam, vai direto à Estação Central e se direciona aos guichês de venda de passagens internacionais que ficam do lado esquerdo da Estação (a partir da entrada).

Como são os preços das passagens?

Os preços dependem do horário da reserva, do grau de flexibilidade e do tempo de viagem. O preço também pode depender do grau de flexibilidade, assim como na aviação: se você quiser mudar ou cancelar o seu bilhete mais tarde, você paga um pouco mais. E quanto mais movimentado o trem, mais caros serão os ingressos.

Crianças tem desconto no valor da passagem, além de receberem alguns mimos para atividades durante o trajeto. Dependendo do destino, existem vagões específicos para que seu filho possa brincar. O valor da passagem altera de acordo com o seu destino. Clique aqui para saber qual o desconto para o destino escolhido.

Se você programa a compra da sua passagem com  mais ou menos 3 meses de antecedência, pode reduzir em até 50% o valor da sua passagem. Saindo de Amsterdam e indo para Paris, por exemplo, você pode comprar passagens por 35€, claro, se fizer isso antecipadamente.

Dicas para comprar uma passagem mais barata e economizar

Reserve cedo. Os ingressos na categoria de preço mais baixo são limitados, então seja rápido. Os ingressos já podem ser comprados on-line quatro meses antes da partida.

Configure um alerta de reserva. Se você ainda não pode reservar o seu ingresso, mas deseja ter certeza de que pode reservar o preço mais baixo, peça um alerta de reserva gratuito o site da NS Internacional possui esta opção e você receberá um e-mail quando for possível reservar seu ingresso.

Viaje em dias mais baratos. Viajar à noite costuma ser mais barato. 
E se você está indo para uma escapadela de fim de semana muitas vezes é muito mais barato se você viajar no sábado, domingo ou segunda, ao invés de sexta-feira, sáb e dom.

Quais as vantagens de viajar de trem?

Você tem muitas vantagens viajando de trem, uma delas é a de não ter um peso para limite de bagagem. Você não precisa ficar controlando o peso da sua mala ou a quantidade de malas. Mas é importante você saber que, quanto menos bagagem levar mais fácil vai ser o trânsito dentro das estações e no próprio trem. Opta por fazer viagem de trem com bagagem grande, quem vai ficar viajando mais tempo pela Europa. Nesse caso, viajar em companhias Low Cost (avião) não vale a pena pois o limite de bagagem é muito restrito. Mas não ter limite de bagagem não pode ser um motivo para você carregar uma quantidade de malas que atrapalhe na hora de embarcar e desembarcar.

Como não existe a possibilidade de despachar malas, é você quem vai organizá-las no vagão próximo ao seu assento. Normalmente, existem compartimentos superiores (ficam literalmente em cima da sua cabeça) onde você coloca suas malas e, há espaço entre uma poltrona e outra. Mas se você viajar em família, por exemplo, e cada um de vocês resolver levar uma mala grande, a viagem pode se tornar bem desconfortável, justamente por ficar complicado acondicionar as malas nesses espaços. Os corredores dos vagões não costumam ser muito largos.

Outro aspecto que chama muito a atenção é o espaçco entre as poltronas. Muito mais confortável que os voos Low Cost, os trens possuem vagões com bares, banheiros grandes, poltronas confortáveis e a possibilidade de caminhar tranquilamente entre os vagões caso a pessoa fique muito tempo sentada. Sem contar que quase todos os trens possuem Wifi.

A partir de Amsterdam os trechos mais concorridos e utilizados são:

Amsterdam – Paris: a empresa responsável é a Thalys e o tempo de translado costuma ser de 3h50min. Se você vai viajar com crianças, é importante saber que, a partir de março de 2019, Amsterdam conta com saidas de trem diretamente para o parque da Disney em Paris. Confira aqui o itinerário e compra de bilhetes.
Amsterdam – Bruges: O tempo de translado pode durar até 3h37min dependendo do horário escolhido. Normalmente existem trocas de trem que serão feitas em Gent e na Antuérpia.
Amsterdam – Antuérpia: O tempo de translado pode levar até 3h, tudo depende do horário que você escolher e do dia.
Amsterdam – Colônia: O tempo de translado pode levar de 2h37min até 4h, tudo depende do horário que você escolher e do dia.
Amsterdam – Londres: O translado pode levar entre 5h e 7h, tudo depende do horário que você escolher e do dia. Normalmente com os trens Eurostar, os quais você também vai conseguir reservar através do site da NS International há no minímo um troca, em Bruxelas.
Amsterdam – Bruxelas: O translado pode levar até 3h, tudo depende do horário que você escolher e da data.

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM
Vale a pena lembrar que além de dicas, serviços personalizados como ensaios fotográficos em Amsterdam e roteiros personalizados para Amsterdam, nós também preparamos para você o Guia de Túristico de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!

Leave a Comment