Dicas Práticas

Como funciona o Tax Free na Europa?

Bom, para responder essa pergunta, nós resolvemos fazer este post para explicar direitinho como funciona o Tax Refund na Europa; afinal nada melhor do que tentar reaver nossos Euros que pagamos em impostos embutidos nos preços dos produtos comprados aqui na Europa.

 

Todas as pessoas que não moram na União Europeia tem direito à restituição do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), ou VAT, como é denominado na Europa.
Como a maioria dos imposto, este imposto que são pagos pelos cidadãos europeus, é revertido em benefícios da população do país. Todavia, como você não reside e portanto não usufrui desses benefícios gerados pela arredação deste imposto, nada mais justo do que você reaver os seus Euros pagos em impostos quanto você viaja na Europa!

 

Este imposto varia entre os diferentes países europeus, oscilando normalmente entre 18% e 25%. Na Holanda por exemplo, o imposto é de 21% sob mercadorias, como por exemplo nessas locais: Onde fazer compras em Amsterdam. E também 6% sob alimentação. Ou seja, o percentual de devolução também muda muito de país para país.
Há um valor mínimo de compra para receber o Tax Free, este também varia de país para país. Geralmente, as lojas lhe proporcionará toda a informação e ajuda necessária no momento da compra. Por isso, quando comprar algo lembre-se de guardar a notinha e também pedir o fomulário para o Tax Free. Na Holanda o valor mínimo para a restituição é de 50 Euros.

 

Mas, como funciona o Tax Free na Europa em prática?

Nove passos fáceis e muito, muito úteis:

1) Quando for realizar as suas compras, procure lojas que tenham o adesivo do Tax Free ou pergunte a um vendedor se eles trabalham com o sistema de Tax Free. Normalmente as lojas grandes e de departamento trabalham.

2) Verifique quais itens de sua compra estão cobertos pelo sistema de Tax Free. Não esqueça que o item tem que sair com você da União Europeia.

3) Indique ao caixa na hora do pagamento que você deseja o Tax Free. Ele irá passar a mercadoria e, ao final, irá preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. É imprescindível que você esteja com o seu passaporte pois ele vai precisar.

4) Verifique se não há horários especiais para emissão do Tax Free. Dependendo da loja, não é o caixa que emite o formulário, mas um setor especial. Esse setor as vezes tem horários limitados e filas grandes. Veja se vale a pena!

5) Guarde os formulários junto com os recibos de compras.

6) Mantenha os itens do Tax Free juntos em uma mesma mala, pois a alfândega do país pode pedir para ver os itens um por um na sua saída da União Europeia. Ha países mais rígidos que outros.

7) Chegue com antecedência do seu voo no aeroporto e leve os formulários e a sua mala com os itens do Tax Free na alfândega. Após passar pela alfândega e ter seus itens verificados (ou não), a alfândega irá carimbar seus documentos e informar como proceder para receber o imposto de volta. Normalmente são indicadas casas de câmbio do próprio aeroporto ou lojas de comércio.

8) No local onde você receberá o imposto de volta, saiba que são cobradas taxas e o valor devolvido nunca é igual ao solicitado, tendo um desconto de aproximadamente 10% do valor solicitado. Você será perguntado, em alguns casos, se deseja receber em dinheiro ou em crédito no cartão de crédito.

9) Proto! Com os euros em mãos, corra para fazer o check-in, caso ainda não tenha feito, e tenha um bom voo.

 

IMPORTANTE
O Tax Refund é feito no seu último destino na Europa, por exemplo, se você vai rodar pela Holanda, Itália e França e fizer compras nos 3 lugares, é só ir guardando seus formulários de Tax Free e só na França (Paris) no aeroporto onde vai pegar seu vôo de volta para o Brasil, que você deverá fazer todo esse processo do Tax Free.

 

Depois desses passos provavelmente você já sabe como funciona o Tax Free na Europa. Nós sabemos que as vezes essa parte burocrática pode ser chata e chegar com mais antecedência ao aeroporto pode ser mais chato ainda. No entanto, pensando bem, receber um dinheirinho a mais no final da viagem é sempre muito bom! E você ainda pode gastar no Free Shop! 🙂

 

Contato?

Se você tiver qualquer dúvida, deixe um recado lá no mural da nossa página no Facebook ou entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

Vale lembrar que a Conexão Amsterdam além de te dar dicas legais, também te ajuda a organizar e personalizar sua viagem para Amsterdam e Holanda. Para maiores informações ou envie um e-mail para [email protected]

28 Comentários

  • Olá! Antes de mais nada, gostaria de dizer que adoro o blog! Vou para Amsterdam em novembro e tenho acompanhado sempre as dicas que vocês dão! Amsterdam será o meu último aeroporto e, portanto, onde eu pegarei a restituição do taxfree. Alguma dica específica sobre como proceder no aero de Amsterdam? Obrigada! =)

    • Olá Luciana,

      Obrigado, ficamos felizes de ouvir que está gostando do blog.
      Sim, no aeroporto a nossa dica é para reservar alguma horinhas para fazer o procedimento. As vezes pode haver uma fila relativamente longa….mAs tudo depende…

      Boa sorte,
      Até, Hugo e Marcio

  • Comprei uma bike na Holanda e fui ao ressarcimento e a atendente carimbou a nota e ela não estava muito humorada nesse dia acredito, a mesma pelo que deu a intender me mandou voltar a loja para receber, isso procede ou perdi o ressarcimento?

    • Sim, você pode voltar e pegar a restituição na loja, algumas vezes. Mas sempre tem que perguntar na loja antes se isso é possível. Na Alemanha também pode em algumas redes de lojas.

  • ola, tenho uma duvida, eu vo viajar para paris, mas depois vou em tren para amsterdam, desde amsterdam vo tomar aviao escala no paris depois pra argentina. mais como vo fazer taxfree no paris se eu jah fiz check in?

  • Olá, tenho uma duvida, talvez você possa me ajudar, vou pegar meu voo de volta ao Brasil em um aeroporto em Madri, que faz parada em Lisboa, para a devolução do tax free, eu tenho que fazer isso em Madri ou na minha ultima para na Europa, que seria no aeroporto de Lisboa?

    • Olá Priscilla,

      Como explicamos no post, o Tax Refund deve ser feito no seu último destino na Europa, ou seja, no aeroporto onde vai pegar seu vôo de volta para o Brasil.

      abraço e boa viagem!

      Hugo e Marcio

  • Excelente post!
    Muito bem escrito e cheio de informações úteis.

    Gostaria de fazer uma só pergunta: Se eu fizer duas compras, na mesma loja em datas diferentes, e somente a soma das duas compras ultrapassar o mínimo requerido para Tax Free, ainda posso pedir o reembolso?
    Por ex: Uma compra de 50 Euros na Primark de Madrid, e outra compra de 70 Euros no dia seguinte, na mesma loja do dia anterior

    • Marcus, obrigado!

      Recomendamos vc perguntar na própria loja se é possível ou não pedir o reembolso nesse caso; mas acreditamos que o valor de cada compra tem que ser maior que o mínimo. Boa sorte!

      Hugo e Marcio

  • Ótimo post estava a busca disso! Tenho uma dúvida, estou na Itália e daqui irei pra África e depois voltarei para o Brasil. A pergunta é o tax free é feito somente se a pessoa volta ao país de origem?

  • Olá! Estou indo para Europa e meu voo final é em Amsterdam, as 06h…
    Vocês sabem me dizer se há um posto no aeroporto Schiphol para proceder ao reembolso? e se sim, qual o horário de funcionamento? Pesquisando no google achei que há uma unidade no centro, mas não faz menção ao aeroporto… Desde já, agradeço!

  • Olá , estive em Paris agora em outubro quando cheguei ao aeroporto fui logo fazer isso do tax free, o rapaz preencheu um formulário e me entregou e depois disso fui embora. Não depositei o enveleope q ele me deu e até agora nao reebi meu dinheiro ! será que u tinha q ter depositado esse envelope em algum lugar ?

  • Ola , estive em Amsterdam. Na viagem de retorno o serviço de Passaport Control foi muito demorado e não deu tempo de passar no balcao para o Tax free.
    Já me falaram que eu posso fazer pelos correios enviando o envelope com os tickets. Esta informação procede? As mercadorias não vistoriadas e já estao comigo no Brasil.

    • Olá Wilsa,

      Essa informação é a que temos também. No entanto, de alguns viajantes que ouvimos isso, nunca ouvimos como foi o procedimento (se de fato funcionou) depois de terem enviados por correio.

      Boa sorte, Hugo e Marcio

  • Olá,

    Eu vou para a Europa, chegando por Paris e voltando por Roma. No retorno de Roma ao Brasil, haverá uma conexão de pouco mais de 1 hora em Lisboa.

    Devo fazer os procedimentos do tax free em Roma ou em Lisboa?

    Grato,
    Daniel

  • Ola! Queria uma ajudinha…
    Tentei ler todas os comentários para ver se alguém já teve a mesma dúvida, mas não achei.
    Se já responderam, desculpa repetir.
    Estou indo para um tour na Europa, e o ultimo pais antes de voltar é a Inglaterra.
    Como ela saiu (ou esta no processo de saída) da europa, sabem informar se mudou algo?
    Teria que fazer o tax free no último país antes de ir para Londres?
    Desde de já muito obrigada!

    • Olá Vivian, A Inglaterra ainda faz parte da Comunidade Europeia, portanto, não se preocupe, você pode pedir a restituição do tax free lá mesmo. Abraço, Hugo e Marcio

Deixe seu comentário

Close