Dicas Práticas TOP 3+

O que evitar em Amsterdam: 10 armadilhas turísticas na cidade

Amsterdam é uma cidade encantadora para visitar. Mas, assim como qualquer outra cidade famosa, você tem que ter cuidado com certas armadilhas para turistas, ou seja, você precisa saber o que evitar em Amsterdam. Dentre elas; ruas que você deve evitar, museus você não deve visitar, lugares que você não deve ir.

Nós, do Conexão Amsterdam, achamos que seja importante compartilhar nossas experiências aqui em Amsterdam para atentar vocês a algumas dessas armadilhas.

 

1. Estação Central & Damrak
Como qualquer outra estação ferroviária internacional, a Estação Central de Amsterdam é um lugar onde você deve estar sempre esperto. Isso significa: ficar atento a sua bagagem, manter carteiras guardadas ser cauteloso sobre quaisquer pessoas aparentemente amigáveis, oferecendo-lhe ajuda e assistência. Ou seja, coisas que nós brasileiros vivenciamos e conhecemos bem.

damrak
Todavia, apesar se soar muito radical, as chances de alguém te aproximar assim é muito pequena. Especialmente na Estação Central de Amsterdam, há constantemente policiais caminhando justamente para evitar situações desconfortáveis para turistas e cidadãos. A nossa dica aqui, é portanto, só ficar atento. Afinal, ser humano é ser humano e todos os lugares do mundo.
Quando estiver com dúvidas o melhor que você faz é buscar informação e informação no lugar certo. Por isso, vá ao balcão de informações turísticas localizado em frente a estação. Eles podem te ajudar a achar um hotel ou e assessorar com qualquer informação que você precise.

Damrak
Damrak é a rua principal que leva você da Estação Central de Amsterdam para a Praça Dam. Tente evitar esta rua o máximo possível, pois:

Damrak é uma das principais coisas para evitar em Amsterdam.

Damrak é uma rua estranha com uma sensação internacional já que muitos turistas caminham por ela. Pessoas locais geralmente não circulam pela Damrak (apenas de passagem e nas suas bicicletas – com pressa).
Damrak está lotada com lojas de souvenires: canecas de café, camisetas e um monte de outras coisas que podem até ser legal mas há uma certa poluição visual e você acaba comprando coisas que não são necessárias. Você vai encontrar alguns dos piores restaurantes da cidade e varias redes de fastfood ali. Por isso, não jante por ali nem que te paguem 🙂 .
Muitas vezes, você será tentado a entrar em lojas do tipo ‘Tours and Tickets’ tentando vender ingressos para todas as atrações de Amsterdam listadas nesse post.
Portanto, evite a Damrak!

 

2. Ônibus pelos pontos turísticos
Passeios naqueles ônibus turísticos hop on, hop off em Amsterdam são todos iguais: um desperdício de tempo e de dinheiro além de ser uma maneira não muito autêntica de conhecer a cidade. Nós sempre dizemos para amigos e familiares que se eles quiserem fazer esse tipo de passeio, seria melhor e mais barato, assistir um video no YouTube.

bus 02

Amsterdam é pequena demais para vê-la de ônibus. As partes mais interessantes da cidade você não pode acessar com transporte de grande porte, como ônibus.

Por exemplo:
O Red Light District e Nieuwmarkt, são as partes mais antigas da cidade e só podem ser visitados a pé.
Os canais datados século 17, você não pode visitá-los com nenhum tipo ônibus, tram ou metrô, mas apenas a pé ou de bicicleta.
A melhor coisa a fazer em Amsterdam é passear pelas pequenas ruas, cruzar suas pontes românticas de bike ou a pé.
Os ônibus seguem os trilhos dos trams, apenas fora do centro histórico. Você vai ficar parado no trânsito e desperdiçar o seu tempo.

Quando fomos contactados para personalização de roteiros, nós sempre indicamos um passeio especial para quem não queira andar muito. Para essas pessoas, nossa dica é: tente o hop on hop off cruzeiro de barco, você definitivamente vai ver mais e realmente desfrutar do passeio com uma vista privilegiada da cidade.

 

3. Heineken Experience
Da mesma forma que a palavra ‘Amsterdam’ significa sexo, drogas e rock ‘n roll,  Heineken Experience ainda tem a reputação de “o museu para ficar bêbado de graça ‘.
No entanto, o tempo tem demonstrado que esses dois fatos são mitos.

Heineken night

Visitar a fábrica da Heineken foi, uma vez, uma das atrações turísticas mais apreciadas na cidade, porque isso significava que você pagaria em torno de 1 euro para entrar, com direito a uma visita guiada pela fábrica para finalmente chegar ao bar e beber tanta Heineken como você queria!
Todavia, esses dias acabaram.
A Heineken Experience ainda está localizada na antiga fábrica da cerveja o que é um fato bem legal. E claro, eles contam sim um pouco da história e alguns fatos interessantes a respeito da marca. No entanto, para aqueles que esperam conhecer um típico “museu” podem sair de lá frustrados. A Heineken Experience é um excelente local para conhecer mais a marca através de meios digitais interativos e um pouco de história.

Ao invés de mostrar e contar fatos interessantes sobre a história da cervejaria, a Heineken Experience tem o foco em apresentações de multimédia futurísticas. Por exemplo, você pode fabricar sua própria etiqueta personalizada em sua garrafa de cerveja Heineken ou você pode , também, estrelar no seu próprio videoclipe. Para ser bem sincero, para nós, a experiência mais legal da nossa visita lá foi mesmo se sentir como cerveja dentro dentro de uma garrafa. No final, após 1,5 horas de tour, você tem direito a duas garrafinhas de cerveja.
Se você realmente está interessado em cerveja holandesa, pode visitar uma cervejaria local. A maioria delas tem passeios gratuitos e a cerveja é, muitas vezes, melhor. Por exemplo, dê uma olhada nesse post onde nós contamos sobre nosso tour em 3 fantásticas cervejarias locais em Amsterdam. E claro, se quiser visitar o Heineken Experience, adquira os seus ingressos com desconto através da nossa lojinha online.

 

4. Docerias/Padarias na Red Light District
Na região da Red Light District, há muitas docerias/padarias, onde os croissants de chocolate, donuts e biscoitos que certamente parecem ser muito deliciosos (para alguns 🙂 ).
Porem, aprecie eles bem de perto.

pastry shop 02
Muitos desses doces açucarados estão expostos por algum tempo, apenas esperando por famintos, desejando açúcar ; geralmente, as vitimas são aqueles que acabaram de sair de um coffeshop. 🙂
Por isso, abra o olho. Imagem nessa caso não é tudo.

 

5. Ice Bar
Você quer pagar 19,50 euros para beber dois drinks em um congelador? Não soa atraente? Ice Bars veem surgindo em todo o mundo e é sempre apenas para os turistas. Pessoas locais não frequentam esses lugares.
O Amsterdam XtraCold Ice Bar é basicamente um lugar com muito gelo, blocos de gelo, esculturas de gelo e, portanto, um bar com altissimo consumo de energia (o que nao é nada legal para o meio ambiente).

ice bar 01
A atração custa 19,50 euros e por esta quantia você tem direito a duas bebidas pequenas e max. 30 minutos no interior do bar. Todavia, a maioria das pessoas só ficam 15 minutos.
Se você apenas caminhas por Amsterdam no inverno e abrir uma garrafa de cerveja à noite, você terá a mesma experiencia, e muito mais barata. 🙂

 

6. Mercado das Flores
O Mercado das Flores, em Amsterdam não é algo que você deva ficar muito entusiasmado a respeito.
Primeiro de tudo: o mercado é supostamente para estar localizado sob barcos. Na verdade, algumas lojas (boxes) estão localizados em plataformas flutuantes, mas você não vai notar isso.

flower markt 02

Alguns websites descrever o Mercado como “típico mercado local ‘, mas isso não é verdade.

Os holandeses não compraram suas flores no Mercado das Flores de Amsterdam. Este mercado é apenas para os turistas.

Há uma apenas uma pequena seleção de flores, elas não são muito frescas e baratas.
O Mercado das Flores tem uma longa história, como acontece com muitas coisas nesta lista, mas isso não significa uma atração que deve ser vista ou visitada. São apenas um “corredor” com cerca de 15 lojas, que vendem principalmente souvenires, dentre vasos de flores, sementes e acessórios de jardinagem.
A maior das lojas vendem bolbos de flores para os turistas. Ainda assim, nós aconselhamos você a comprar apenas lembranças no mercado de flores Amsterdam e não comprar os bolbos.
Devido a restrições, muitos turistas descobrem no aeroporto, que eles não estão autorizados a levar bolbos para a casa com eles… Daí vem a grande decepção.
Além disso, os bolbos do Mercado de Flores de Amsterdam não são da melhor qualidade. Muitas vezes, os bolbos de flores foram colocando por lá por um tempo, portanto, não são muito mais saudáveis para o cultivo.
Aconselhamos você comprar os bolbos online. A qualidade é melhor e eles são entregues à sua porta, no seu hotel. Se você quiser nós podemos arranjar esses tipos de coisas para você com antecedência, até mesmo antes de embarcar para cá. Se esse for o seu caso, entre em contato conosco através do nosso e-mail contato@conexaoamsterdam.com.br .
Se você quiser comprar flores frescas holandesas, vá a um mercado de bairro (feira) como Albert Cuypmarkt (todos os dias, excepto ao domingo) ou Lindengracht (sábados).

 

7. Amsterdam Dungeon (calabouço)
O Amsterdam Dungeon é supostamente para ser um ‘show teatro assustador’, sobre alguns capítulos sombrios da história da cidade, como a tortura durante a inquisição espanhola ou quando a cidade foi infestada pela praga. O mesmo formato de “calabouço” é conhecido em outras cidades europeias (como Londres e Edimburgo).
O Amsterdam Dungeon é composto de pequenas salas escuras, iluminadas por luz negra e outros efeitos especiais, onde você sera entretido por atores vestidos de zumbies, fantasmas e tal.
Suponhamos que poderia assustar uma criança mas nada além disso. Nós sempre dizemos que esse é o tipo de atração que você não vai morrer se não visitar.

The-Amsterdam-Dungeon

Além disso, o Amsterdam Dungeon têm preços extremamente confusos. Depende quando você compra, onde você compra e quando você vai e quantas pessoas. Um bilhete para a Amsterdam Dungeon é de cerca de 10 euros. Ma se mesmo assim, você ainda estiver pensando em ir lá, pelo menos compre o seu bilhete on-line para economizar algum dinheiro.

 

8. Museu erótico e Museu do Sexo
Amsterdam precisa ter museus do sexo, mas isso não significa que você tem que visitá-los 🙂 .
Ambos Museu Erótico e o Museu do Sexo são na sua maioria engraçado e às vezes interessante, mas não é nada de especial. É apenas um lugar com objetos e imagens de sexo querendo chocar os visitantes.

SexMuseum 01

Os objetos apresentados consistem em fotografias, desenhos, esculturas e outras obras de arte, assim como filmes e instrumentos, todos relacionados com o tema: sexo.
Imagens de homens, mulheres e, sim, animais em relações sexuais. Podem ser bastante pesadas, então esteja preparado.

Nós entendemos que o Museu Erótico é muito engraçado quando você é um adolescente, mas já adultos…. é uma outra história.

De acordo com os visitantes, o Museu do Sexo é relativamente melhor e que o Museu Erótico parece ser mais como um grande sexshop. Mas quem precisa de ir ao Museu do Sexo quando estive visitando Amsterdam? Há tantas outras coisas legais de se fazer por aqui…

 

9. Pacotes de ingressos com desconto
Pacotes de ingressos com desconto devem ser evitados em todos os momentos. A maioria dos pacotes de ingressos incluem bilhetes gratuitos para as coisas para fazer em Amsterdam já nomeadas para nesta lista.
Se você não quer gastar o seu fim de semana em Amsterdam assistindo a shows feitos para turistas, indo a museus (que não são museus) ou passeando de ônibus, realmente estes pacotões não são para você.

 

10. Restaurantes turísticos
Assim como as atrações listadas acima, Amsterdam também esta cheia de restaurantes-armadilhas, ou seja, lugares onde o publico alvo são turistas mal informados; estes estão, principalmente, localizados na ruas Lange e Korte Leidsedwarsstraat, perto da famosa praça Leidseplein.

Lange e Korte Leidsedwarsstraat
Os restaurantes são os mais diversos; cozinha italiano, grega, argentina, ou seja, para todos os paladares e gostos. Alguns são super baratos, mas não espere qualidade ou bom serviço.
Nós talvez sejams suspeitos para falar de restaurantes, uma vez que nós amamos investir uma boa parte do nosso orçamento em restaurantes quando vamos viaajar para outros lugares. Nós entedemos que uma boa experiência para um viagem completa, também se passa em um ótimo ambiente e jantar. Por iso, não pense duas vezes e veja nossas seleções de restauraantes clicando aqui. São dicas de estabelecimentos que nós já fomos, aprovamos e fazemos questão de compartilhar aqui, com você.

 

Contato?

Se você tiver qualquer dúvida, deixe um recado lá no mural da nossa página no Facebook ou entre em contato conosco através do e-mail contato@conexaoamsterdam.com.br

Vale lembrar que a Conexão Amsterdam além de te dar dicas legais, também te ajuda a organizar e personalizar sua viagem para Amsterdam e Holanda. Click aqui para maiores informações ou envie um e-mail para contato@conexaoamsterdam.com.br

33 Comments

  • Muito bom esse post! Eu já estava com essa impressão a respeito de alguns lugares, como o Heineken Experience e o Mercado das Flores, e já tinha, inclusive, tirado do meu cronograma de viagem. Depois desse post, tive certeza! Obrigada!!

  • Eu e meu esposo estaremos em Amsterdam nos dias 27 a 30 de outubro. Somos idosos (70 e 78 anos), mas temos muita disposição, gostamos de viajar.
    Seu site foi de grande importância, vai nos ajudar e não entrar em “frias”.
    O que você nos aconselha: Comprar alimentos no Aeroporto quando chegarmos? Vamos ficar no Mozart Hotel, tem algum supermercado próximo? Nas viagens, nosso maior problema eh a alimentação .

    • Olá Cida, não se preocupem com alimentação, na parte central (onde vocês vão se hospedar) existem vários supermercados. Boa sorte!

  • Parabens, otimas dicas.
    Uma duvida, tenho que ir do aeroporto ate a est central e depois pegar outro trem. Devo comprar 2 ticket ou 1 ticket dá direito a pegar 2 trens? Obgda

    • Olá Gliceli,
      Nas maquinas para comprar os tickets no aeroporto você pode escolher a opção do seu destino final. Será um ticket mencionando o destino final. Boa sorte!

  • Adorei o post. Estamos indo dia 02/02/2016 e celebraremos dia 03 o aniversário de 19 anos do meu filho aí. Não consegui localizar o link dos restaurantes que recomenda e adoraria ver suas recomendações para comermos nos 2 dias que ficaremos. Abs

  • Concordo em partes. O Heineken Experience foi uma das melhores coisas que fiz por aqui, e com certeza pude beber quanta cerveja desejei, além de no final fazer um passeio de barco GRATIS até outro loja onde ganhamos de brinde um copinho de vidro. Indico sem dúvidas! Ps: segundo esse post fica dificil vir a amsterdam, porque não tem muito mais do que isso pra fazer… Kkkkkk

    • Olá Hugo, obrigado pelas valiosas informações. Estou programando uma viagem para Amsterdã em setembro, mas como vou ficar apenas 2 dias, preciso escolher bem o que visitar, para não perder tempo em uma atração ruim e deixar de ir em outra melhor. Se fosse para vc escolher entre o Hortus Botanicus e o Scheepvaartmuseum, qual vc escolheria? Não terei tempo para conhecer os dois e não sei qual atração é a mais indispensável. Obrigado.

  • Bom dia! estarei em Amsterdam no período de 12 a 16 de julho, e gostaria que vocês me dessem algumas sugestões de passeios e restaurantes e o uso de transporte público. Irei me hospedar no Hotel Piet Hein.

    Att,
    Cícera

    • Olá Cicera, aqui no site temos varias dicas legais de restaurantes e inclusive roteiros com atividades do que fazer na cidade. Temos artigos explicando direitinho como usar o transporte publico também. Abraço. Hugo e Marcio

  • Boa noite. Estarei com meu marido em Amsterdam na primeira semana de novembro e queria saber como é a temperatura. Muito frio? Muita chuva.
    Adorei o site. Recomendadíssimo.

    • Olá Ericka, muito obrigado! Ficamos felizes em saber que você curtiu o site.

      Novembro é outono aqui, ou seja, realmente bastante chuva e o começo do frio, portanto, venha preparada. Mas, não se preocupe, a cidade é linda e charmosa em todas as estações do ano.

      Abraço, Hugo e Marcio

  • Gostei muito de saber sobre as armadilhas em Amsterdã. Estarei nos primeiros dias de Agosto 2017 e eu já tinha descartado o Heineken Experience, eu li sobre um bar que produz sua própria cerveja que fica num moinho, chama-se Brouwerij’t IJ. Vocês já foram e recomendam?
    Eu tentei clicar nas dicas de restaurantes mas não consegui… Parabéns e obrigado pelas dicas!

    • Olá David, a cervejaria Brouwerij’t IJ é muito legal e vale sim a visita. Super recomendamos!
      Quais dicas de restaurantes que você tentou clicar?
      Muito obrigado e continue explorando Amsterdam conosco, Hugo e Marcio

  • Olá, passaremos somente um dia em Amsterdam, somos em 3 pessoas, você acha que devido ao curto espaço de tempo, se pegarmos um hop on hop off, não será mais proveitoso? ou você tem um outra dica para a gente? grata
    Adorei todo o site!! parabéns

    • Olá Sol, o centro de Amsterdam é relativamente pequeno, portanto, te recomendaríamos caminhar pela cidade, pois o charme esta exatamente nas ruelas, canais e cantinhos. De repente seria mais interessante você fazer o passeio de barco básico, de 1 hora de duração. Abraço,

      Hugo e Marcio

  • Nossa sou muito desconfiado mesmo com essas artimanhas pra se tirar dinheiro de turistas trouxas… Roma, Veneza, Paris mesma coisa… gostei muito festas dicas… minha cara… fazer turismo com mais autenticidade

    • Olá Edurado, ficamos felizes em saber que você gostou do artigo! Todos os lugares possuem armadilhas para turistas, sempre bom evita-las 🙂
      Abraço, Hugo e Marcio

  • Estaremos por aí agora em março. Iria visitar a Heineken mas agora já vamos em outras cervejarias no lugar. Quais os países próximos que aconselham para conhecermos também?

    Muito boas as dicas!

Leave a Comment