Amsterdam O que fazer?

O que fazer em Amsterdam: Um passeio na 9 Straatjes

Muita gente me pergunta o que fazer em Amsterdam e eu sempre respondo com outra pergunta, o que exatamente você quer fazer?

A realidade é que Amsterdam oferece de tudo, tem muita coisa para se ver e fazer por aqui. E talvez, se você não estiver muito atento, acaba passando por lugares e nem notando que por ali existia algo legal de se ver e apreciar.
Um bom exemplo disso são as 9 Straatjes (na tradução literal significa 9 Ruazinhas) que como o nome sugere, são 9 ruas estreitas bem no coração de Amsterdam lotada de boutiques, lojas, lanchonetes e cafeterias. O legal dessa região é que apesar de serem umas ruazinhas bem agitadas e badaladas, elas ainda guardam a grande personalidade de Amsterdam. Sim, aquela sensação de aconchego, detalhes e inspiração.

9 Straatjes (2)

Eu sempre que posso, no caminho do meu trabalho ou da universidade escolho para passar por essas ruazinhas de bike, de manhã cedinho quando ainda elas estão vazias e com as lojas fechadas. É uma sensação muito boa que eu não consigo descrever. Envolve certo tipo de romantismo com melancolia. Melancolia porque da vontade de ficar parado ali pensando, como eram essas ruazinhas a uns 200 anos atrás? Imagino os trabalhadores passando pro ali..

9 Straatjes (3)

Enfim, mas de volta ao mundo de hoje. As 9 Straatjes tem ganhado uma popularidade não somente entre os Amsterdammers como também com os turistas que vem visitar a nossa Amsterdam.

Prinsengracht

Prinsengracht

Muitos escolhem passar por ali justamente por ficar bem próxima ao centro. Na realidade, essas ruas ficam entre os principais canais de Amsterdam, a Keizersgracht, Herengracht e Prinsengracht e por isso talvez tenha ganhado tanta popularidade, por sua localização.

Minha dica aqui é justamente para incluir uma voltinha entre as 9 Straatjes, uma passeio livre, olhar e observar as lojas, o pessoal passando por ali e se você tive tempo, sentar para tomar uma cafezinho em alguma das cafeterias por ali.

9 Straatjes (1)

Eu acho que você deva gastar no total uma hora para ver bastante nessas ruazinhas e sem dúvidas além de fazer umas fotos legais, com certeza você vai talvez sair com algumas sacolas cheias de compras.

As lojas e boutiques por aqui não são as grande marcas como Zara, H&M etc. Por aqui são boutiques locais mesmo, marcas boas e com grande qualidade. Com certeza, isso faz com que essa região fique ainda mais especial, com uma cara mais de “feito por locais para locais”.

9 Straatjes (4)

Então é isso ai, se você estiver procurando o que fazer em Amsterdam acho que a dica é incluir uma visitinha a 9 Straatjes que por sinal é um dos melhores lugares para fazer compras em Amsterdam.

O Nomes das 9 Straatjes são:

Reestraat
Hartenstraat
Gashuismolensteeg
Oude Spiegelstraat
Wolvenstraat
Berenstraat
Wijde Heisteeg
Huidenstraatt
Runstraat

 Mapa 9 Straatjes

 

ONDE FICA

10 Comments

  • Que passeio maravilhoso!
    Hugo, já falamos via email, fico contente que agora consigo comentar por aqui!
    Por favor, será que você nos dar uma ajudinha? Vamos chegar a Amsterdam de trem, vindos de Bruxelas ou Luxemburgo. Encontrei o hotel “Good Hotel Amsterdam”, que é novo pelo que entendi, e ainda nem tem avaliações, mas me parece bacana.
    Ele fica no endereço: Westerdoksdijk 38, 1013 AE Amsterdã, Holanda . A localização é boa? Dá para ir e vir da estação a pé?
    Nossa preocupação é essa, por conta das malas. E vi também que fica próximo de alguns pontos turísticos. O que vc me diz?
    Obrigada!
    Abraços,
    Mariana.

    • Oi Mariana, tudo bem?
      Eu não consegui encontrar esse hotel, mas a localizaçao é muito boa sim. É bem central, e relativamente de fácil acesso para o centro. Da sim para ir e vir a pé da Estação Central de Amsterdam. Esse hotel fica exatamente naquela posição que não é tão longe para usar o taxi e nem tão perto que fique fácil para carregar suas malas até lá. A minha dica é: Se o dia estiver bontio, seco, e suas malas tiverem rodinhas, daí fica fácil fazer uma caminhada. A caminhada vai durar uns 15 minutos mas é tranquila. Se o tempo estiver ruim, com chuva, daí eu indico pegar um taxi pelo menos na sua chegada. E durante o seus passeiso, fica fácil sair a pé para o centro, sem problemas. Ok? Depois que você ficar por lá, envie um email para mim, talvez com algumas ffotos para eu postar aqui no blog.. Legal compartilhar a experiência. Até, Hugo

      • Obrigada, Hugo!
        Pode deixar que, ao voltar de viagem, eu te escrevo contando tudo… acho de extrema importância dividir esse tipo de informação! Conte comigo!
        E mais uma vez, super obrigada pelas dicas! Vamos nos falando!!! 🙂
        Abraço

  • Oi Hugo,
    Eu aluguei um apartamento pelo Airbnb na Ferguutstraat 9, Amsterdã, Holanda do Norte 1055. Sei que não é no centro, mas é fácil me locomover estando lá? A localização é boa? Que tram eu pego para chegar na Estação Central?
    Sair de noite é perigoso? Somos 3 mulheres nos aventurando pela Europa!
    Obrigada e abraços,
    Sheyla

  • Boa noite.

    Um amigo vai a Amsterdam e eu gostaria de saber se é possível, encontrar por lá lojas de antiguidades e itens relacionados a Segunda Guerra Mundial. Desde já agradeço a atenção.

    Muito obrigada.

    • Olá Amanda, as lojas de antigüidades ficam localizadas na rua Nieuwe Spiegelstraat (atrás do Rijksmuseum).

      abraço,

      Hugo e Marcio

  • Boa tarde,
    Poderia me informar, se eu for caminhar por essa região num sábado, as lojas estarão fechadas? Domingo, com certeza né? Estou indo a Amsterdam no fim de abril de 2017.
    Obrigada.

Leave a Comment