Amsterdam O que fazer? TOP 3+

O que fazer no Natal e Ano Novo em Amsterdam

Final do ano chegando e muita gente vem a Amsterdam para passar férias e celebrar a passagem de ano. Apesar do frio que toma conta da Europa neste período, a combinação entre as luzes e decorações de natal com as belas paisagens dos canais que cortam a cidade fazem Amsterdam parecer o cenário de um conto de fadas.

A primeira coisa que é importante saber sobre o Natal em Amsterdam é que, diferente do costume brasileiro, aqui a ceia natalina não acontece na noite do dia 24 de dezembro, mas sim na noite do dia 25. Sendo assim, 25 e 26 de dezembro são os feriados oficiais de Natal e, por isso, parte do comércio é fechado nestes dias. Mas isso não quer dizer que você vai ficar sem ter o que fazer, pois sempre há muitas coisas acontecendo na cidade nesses dias.

Já no Ano Novo, o frio é amenizado pelo calor humano, já que a população e os turistas tomam conta das ruas da cidade. Nas principais praças, há atrações durante o dia e a noite de réveillon.

Listamos aqui algumas opções do que fazer para curtir o Natal e o Ano Novo em Amsterdam.

1. Comer oliebollen, uma comida típica de Natal

Assim como a rabanada é uma comida típica do período natalino no Brasil, as oliebollen são uma comida holandesa que você só consegue encontrar no período próximo ao Natal. É quando o inverno vai chegando, no final de outubro e início de novembro, que começam a aparecer as primeiras barraquinhas de oliebollen, um bolinho doce frito no óleo (daí vem o nome, que significa, literalmente “bolas de óleo”), geralmente coberto com açúcar e canela. Você pode encontrar oliebollen nas principais praças da cidade, Museumplein e Rembrandtplein, bem como em alguns outros pontos mais movimentados.

2. Luzes do Amsterdam Light Festival

Durante o mês de Dezembro, Amsterdam se ilumina com o Amsterdam Light Festival, um festival de arte que reúne o trabalho de artistas de várias partes do mundo. São esculturas iluminadas, projeções e instalações ao longo dos canais e nas ruas, que podem ser apreciados por duas rotas: uma feita a pé (e gratuita) e outra feita de barco. Os passeios de barco acontecem todos os dias (inclusive nos feriados de Natal e no dia 1º de janeiro) em vários horários depois que anoitece. Leia mais sobre o Amsterdam Light Festival aqui!

3. Feiras de Natal

Embora a Holanda não tenha feiras de natal tão grandes como as que acontecem na Alemanha, é possível encontrá-las em Amsterdam. E acredite: mesmo menores não são menos divertidas. As feiras mais famosas ficam na Rembrandtplein e na Leidseplein, onde é possível encontrar uma variedade de comidinhas típicas, produtos e artesanatos locais. Além das feiras maiores, há pequenas feirinhas de natal que acontecem por um ou dois dias em diferentes pontos da cidade.

4. Patinação no gelo

É só inverno chegar que uma das paixões holandesas toma conta de Amsterdam: a patinação. Todos os anos, pistas de patinação no gelo são montadas em diversos pontos da cidade. A mais famosa fica na Museumplein, em frente ao Rijkmuseum, onde os turistas podem alugar patins e se divertir junto com os moradores locais.

5. Cantatas de Natal

Apresentações de coral e concertos são realizados, todos os anos, nas igrejas de Amsterdam no período natalino. A bela e diferenciada arquitetura das igrejas aliada a magia da música, tornam os eventos únicos e emocionantes mesmo para quem não entende nada de holandês.

6. Fogos de Ano Novo

Se você vai passar a noite de réveillon em Amsterdam, você não deve perder os espetáculos de queima de fogos. O maior deles acontece no centro, na Oosterdok, próximo à Estação Central. Um dos melhores locais para assistir é na Prins Hendrickkade, rua paralela à Estação Central.

7. Festas de rua

Um dos melhores lugares para celebrar a virada de ano é a Praça Dam, a principal praça de Amsterdam, onde, além dos fogos, há shows e apresentações até a madrugada. Moradores locais e turistas se juntam numa festa animada para receber o ano novo, brindando com espumante e olieballen. Além da Dam, na praça Nieuwmarkt também há festa e show pirotécnico promovido pela prefeitura, além de apresentações de danças chinesas, já que a região é conhecida como a China Town de Amsterdam.

8. Festas privadas

Você sabia que Amsterdam é a capital mundial da música eletrônica? Alguns dos melhores e mais conhecidos DJs são daqui e os holandeses sabem como promover festas. Na noite de Ano Novo, todos os clubes organizam suas próprias festas, com DJs e drinks variados. Vale lembrar que nesta data, os preços tendem a ser mais altos e, por isso, uma dica para quem quer curtir a noite em uma festa privada é se planejar e comprar o ingresso antecipado, que normalmente sai mais barato. Para quem quer uma festa mais glamorosa, um bom local é o Canvas, um restaurante que fica na cobertura do Volkshotel, com uma vista privilegiada da cidade (e da queima de fogos). Já a Melkweg, mas das principais casas de show de Amsterdam, tem sempre uma festa descolada, com a pista de dança lotada e muita animação. Como são muitas as opções, para todos os estilos, vale pesquisar para escolher a festa que melhor se adequa ao seu gosto.

Agora que você já sabe o que fazer, para garantir uma diversão sem maiores estresses, algumas dicas são fundamentais.

Se você não abre mão de uma ceia de natal (ou pelo menos um jantar mais especial nesta data), não esqueça de reservar a mesa no restaurante que escolher. Muitos oferecem jantares especiais na noite do dia 24 e alguns fecham nos dias 25 e 26. Aqui no site já demos várias dicas de bons restaurantes em Amsterdam, é só escolher o que mais agradar.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, convém ficar atento durante as caminhadas pela cidade. São os únicos dias do ano em que as crianças podem brincar com fogos e, como esta nem sempre é uma combinação que dá certo, os acidentes acontecem com frequência. Também por essa razão, não é aconselhado andar de bicicleta nestes dias.

Voltar para casa depois das festas de ano novo pode ser complicado se você não se programou com antecedência. Não esqueça, portanto, de checar os horários do transporte público neste dia, baixar no celular um aplicativo de taxi local ou verificar o caminho a pé para o seu hotel/hostel/acomodação.

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Vale a pena lembrar que além de dicas, serviços personalizados como ensaios fotográficos em Amsterdam e roteiros personalizados para Amsterdam, nós também preparamos para você o Guia de Túristico de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!

Leave a Comment

Close