Amsterdam O que fazer?

O que fazer em Amsterdam durante a época do Natal e Ano Novo

Em Amsterdam, o espírito natalino começa, normalmente, logo após a tradicional festa holandesa de São Nicolau (Sinterklaas), no dia 05 de dezembro. Lâmpadas coloridas iluminam as ruas da cidade e alguns edifícios, como o da loja de departamento De Bijenkorf (na praça Dam), colocam suas decorações lindas de Natal. Aqui na Holanda, o Natal é celebrado durante 2 dias: 25 de dezembro é o “Primeiro Natal” e 26 de dezembro é o “Segundo Natal”.

Assim como no Brasil, o Natal aqui é considerado uma ocasião familiar. Na véspera do Natal (dia 24 de dezembro) não há grande celebrações, como em outros países e no Brasil. Na véspera de Natal, os católicos e protestante geralmente vão a missa natalina; o tradicional jantar de Natal é realizado no dia 25 de dezembro (e/ou 26). Dar presentes durante o Natal não é costume muito comum; geralmente as crianças já foram mimadas durante a festa de São Nicolau. No entanto, a grande maioria dos holandeses seguem a tradição e montam sim uma árvore de Natal em suas casas!

o-que-fazer-em-amsterdam-durante-o-natal

Listamos abaixo algumas dicas com o que fazer em Amsterdam durante a época do Natal e Ano Novo. As principais atrações, programas, dicas natalinas para você que estará em Amsterdam nessa época da especial do ano!

Mercados de Natal em Amsterdam e outras atividades

Vila de Natal

Entre os dias 17 e 30 de dezembro, acontece na Museumplein a Vila de Natal de Amsterdam. O espelho d’agua da praça se transformar em uma pista de gelo linda e há um mercado natalino no local também. O mercado de Natal tem quiosques com potenciais presentes de Natal, como jóias e artesanato, e há muitas banquinhas de comida.

os-mercados-de-natal-em-amsterdam

Feira de Natal de Keukenhof

Na verdade, a feira de Natal mais famosa não é em Amsterdam, mas sim no Keukenhof, o famoso parque das tulipas em Lisse. De 8 a 11 de dezembro você pode desfrutar de uma Feira de Natal super legal. A entrada é gratuita. Vale a pena lembrar, que por ser inverno, você não encontrará as famosas tulipas nessa época do ano. Leia mais sobre a temporada das tulipas no Keukenhof aqui!

Westergasfabriek- Mercados de Natal

Westergasfabriek é uma antiga fábrica de gás da cidade convertida em complexo de entretenimento, com bares, restaurantes, cinemas. Ali também acontece mercados nos finais de semana; em dezembro de 2016 você pode visitar suas edições especiais de Natal: no domingo dia 11 de dezembro acontecerá o mercado X-mas Funky. No fim de semana doa dias 17 e 18 de dezembro, acontecerá o Neighbor Food Market, versao natalina.

Mercado de Natal da Sissy Boy

A super bacana marca de roupas holandesa Sissy Boy arma seu próprio Mercado de Natal na charmosa praça Amstelveld no sábado 10 de dezembro. Os produtos são super legais, assim como o publico.

Winter Village em Amstelveen

Amstelveen, cidade vizinha a Amsterdam (tram 5) arma seu próprio Mercado de Natal entre os dias 24 e 26 de Dezembro. Há pista de gelo por lá também!

Mercado em Natal Haarlem

Outra cidade fácil de visitar é graciosa Haarlem. Haarlem é uma cidade muito bacana e vale a pena uma visita. Seu mercado natalino é bastante agradável e grande; são mais de 150 barracas ao redor da praça central. O mercado de Natal de Haarlem acontece nos dias 10 e 11 de dezembro de 2016.
Haarlem fica apenas de 15 minutos de trem da Estação Central de Amsterdam. Maiores detalhes sobre os itinerários dos trens e ônibus na Holanda você vai encontrar aqui!

Patinação no gelo em Amsterdam

A maior pista de patinação no gelo ao ar livre em Amsterdam você vai encontrar na Museumplein.
O espelho d’agua é congelado para diversão das crianças e adultos. Você pode alugar patins no próprio local – existe ainda uma versão em miniatura da Skinny Bridge, ponto turístico da cidade.

patinacao-no-gelo-no-museumplein-em-amsterdam

Festival da Luz de Amsterdam

A partir do começo de dezembro até o final de janeiro, a cidade de Amsterdam se ilumina com esculturas de luz, projeções e instalações de arte ao longo das suas ruas, praças e canais. Existem duas rotas a serem seguidas: uma caminhada ao longo das obras de arte espalhadas pelo centro da cidade, e uma rota de barco especial leva os visitantes para apreciar obras iluminadas ao longo dos canais e do rio Amstel.

light-kite-tijdmakers

Quando? De 1 de dezembro de 2016 a 22 de janeiro de 2017

Onde comprar os ingressos? AQUI! Vale a pena comprar online através da nossa lojinha afinal esses passeios são bastante populares entre os visitantes e podem se esgotar!

Festival de Esculturas de Gelo

Impressionantes esculturas de gelo e neve estarão em exibição no Arena Boulevard, facilmente acessível por metro. O evento acontecerá de 10 de dezembro de 2016 até 5 de fevereiro de 2017. O tema deste ano é Music Inspires. A entrada é 16,50 euros adultos e estará aberto das 10 às 19:00 horas.

Museus durante o Natal

Alguns museus (Casa de Anne Frank, Museu da Bíblia, Rijksmuseum, FOAM) em Amsterdam estarão abertos no dia de Natal, embora eles tendem a fechar mais cedo do que o habitual.

Assistir a uma Missa de Natal em Amsterdam

Se você quiser assistir a uma Kerst Mis (Missa de Natal) em Amsterdam, prepare-se, pois está se tornando cada vez mais popular. Vá cedo e não desanime com a fila de pessoas. Ah, não esqueça de se agasalhar bem 🙂

Algumas igrejas famosas que têm missa na véspera de Natal em Amsterdam:

  • Noorderkerk (Jordaan) – Canto e musica instrumental. 20.00 horas
  • Westerkerk (Jordaan) – Canto e órgão. 22.30 horas
  • Oude Kerk (Red Light District) – Canções internacionais. 21.15 horas. O dinheiro coletado vai às prostitutas da região
  • Mozes & Aaronkerk (Waterlooplein) – Celebração com representantes de diferentes religiões (sacerdotes, monges budistas, imã islâmico, rabinos). 19.00 horas

Compras

Durante a época de Natal, as lojas ficam abertas mais do que o habitual em Amsterdam (até 21.00 horas). No dia de Natal, a maioria das lojas em Amsterdam estão fechadas! Exceto algumas pouquíssimas que ficam abertas até 17,00, como por exemplo a loja de departamento De Bijenkorf.

o-clima-natalino-em-amsterdam

Bares e restaurantes

A maioria dos bares e restaurantes estão fechados no dia de Natal, embora alguns abram e prepararem jantares especiais de Natal.

Festa de Ano Novo Amsterdam

Comemore a reveillon nas ruas de Amsterdam; a maior concentração de pessoas acontece tradicionalmente na Museumplein. A festa começa às 18h00 horas; há shows ao vivo, principalmente de cantores e bandas holandesas. Às 00.00 há queima de fogos de artifício.
O evento é transmitido ao vivo pela televisão.

A entrada é gratuita, mas controlada. Você não pode levar qualquer tipo de vidro/ garrafa, nem fogos de artifício.

Outras opções são as praças: Leidseplein e Rembrandplein e Waterlooplein.

Aviso! O Ano Novo na Holanda é celebrado com o uso de MUITOS MUITOS fogos de artifício. Além da grande queima de fogos de artifício organizada pela prefeitura, muitas pessoas que compram fogos e os estocam pelas ruas. Portanto, Amsterdam se transformar em uma zona de guerra!
Se você não gosta de explosivos ao seu redor, melhor ficar no hotel/em casa.

Amsterdam clubbing Véspera de Ano Novo

Quase todos os clubes de Amsterdam abrem no reveillon. Geralmente, os mais melhores começam a vender os ingressos com antecedência e, esses esgotam com rapidez.
Dica: Se você quiser entrar em uma festa ou clube tarde (como depois das 4.30 horas), tente “negociar” o preço na porta.

Dica 2: Feliz ano novo em holandês é: ‘Gelukkig Nieuwjaar’, não é a coisa mais fácil de pronunciar, então comece a praticar agora 🙂

Bom Natal e Ótimo Ano Novo!

8 Comments

  • Boa noite, Tudo bem?

    Estou em Amsterdam entre os dias 28/12 a 01/01.
    Conforme seu post, o melhor lugar é na Museupleim, porém você sabe se os meios de transportes funcionarão até mais tarde na virada do Ano?

    Obrigada.

  • Bom dia. Um casal de amigos idosos, irá passar o período de 27/12/18 a 04/01/19 em Amsterdã e precisa de uma dica de onde passar o Reveillon. Não imagino que as praças sejam a melhor opção pra eles. O hotel onde eles vão ficar não oferece a ceia. Assim solicito dica de um lugar realmente bom para passar o Reveillon.

    Obrigado.

    • Olá Lawrence, as comemorações geralmente são em festas privadas, praças/ruas publicas, hotéis e alguns restaurantes.
      Algumas opções de restaurantes sao: Café Americain, SUSHISAMBA, Fondue Oost.
      Abraço, Hugo e Marcio

  • Ola, Bom dia!
    Ficaremos em amsterdam nos dias 25 e 26 de Dezembro. No dia 25 estavamos pensando em fazer o passeio pela cidade, passando por Begijnhof, Museu de queijos, Red light district, winkel 43 (torta de maça) e loja Hema. Gostaria de saber se voces sabem se esses locais estarão fechados no dia 25 ou se é melhor irmos no dia 26, nao achei nada no site deles explicando sobre funcionamento durante o natal. Obrigada!

    • Olá Lorena, geralmente muitos estabelecimentos fecham no dia 25, por ser feriado. O Begijnhof certamente não, pois é uma “vilinha” de moradores, no entanto, estes lugares específicos você deveria realmente verificar no site, ou então entrar com contato com eles diretamente.
      Lembramos que o dia 26/12 também é feriado por aqui, eles chama de “segundo dia de natal”.
      Abraço, Hugo e Marcio

Leave a Comment