Dicas Práticas

Fazendo a mala: quais roupas você deve levar para a Holanda?

Uma das dúvidas mais comuns de quem vem visitar Amsterdam é sobre quais roupas você deve levar para a Holanda e trazer na mala de viagem. Primeiro de tudo, é fundamental saber em que época do ano você pretende viajar. Por ser um país de clima temperado, as quatro estações do ano são bem definidas e as temperaturas médias variam bastante. Pensando nisso, elaboramos um guia rápido e prático com os itens essenciais para a sua mala de acordo com o período em que você vem visitar Amsterdam ou outras cidades da Holanda.

Antes de começarmos, uma observação importante sobre o clima em Amsterdam: aqui chove e venta muito em todas as épocas do ano (no Outono, as chuvas são ainda mais constantes). Então, em qualquer período que você venha, é bom se prevenir com um guarda-chuva ou uma capa de chuva, que podem ser facilmente encontrados nas lojinhas de souvenir ou em lojas de departamento.

Clima e mala – Vou para Amsterdam, o que devo levar na mala?

Inverno (de Dezembro a Março):

O inverno na Holanda tem temperaturas que variam, em média, entre -2ºC e 7ºC. Neste período, os dias são mais curtos e, embora às vezes o sol apareça, na maior parte dos dias o céu fica nublado. Neve em Amsterdam, nos últimos anos, tem sido um acontecimento raro: às vezes neva um pouco, mas só por um ou dois dias, então roupas especiais para a neve não chegam a ser necessárias.

O que trazer na mala?

Roupas de frio. Esqueça as sandálias, os shorts e bermudas. O ideal é usar roupas mais grossas, sapatos fechados e sobreposições. A peça mais importante para proteger do frio e aguentar as caminhadas pela cidade é um bom casaco. É ele que ficará à mostra a maior parte do tempo, então vale investir em um bom casaco, de preferência de cor neutra, que te acompanhará por toda a viagem. Os melhores são de lã ou de nylon, e um detalhe importante é que ele tenha bolsos nos quais você possa colocar as mãos. Isso ajuda a proteger do frio e, acredite, mesmo usando luvas, eles farão a diferença. Por baixo dos casacos, opte por calça e blusa de manga longa, de lã ou moletom. A maior parte dos ambientes fechados têm aquecedor, então são essas peças que vão aparecer quando você estiver visitando um museu ou tomando um café. Além disso, por baixo da blusa e da calça, uma blusa segunda-pele térmica e uma calça térmica ou meia-calça grossa (no mínimo fio 200) ajudam a proteger ainda mais do frio. Para os pés, botas e tênis são os sapatos ideais. E para garantir ainda mais que o frio não vai atrapalhar o passeio, três acessórios não podem ser esquecidos: luvas, cachecol e gorro.

Primavera (de Abril a Junho):

A estação das flores é a mais procurada pelos visitantes. A Holanda é famosa por seus campos de tulipas, e é justamente nesse período que é possível vê-las abertas por todo o país. É também durante a primavera (entre a segunda quinzena de março e a segunda quinzena de maio) que é possível visitar o Parque das Tulipas, o Keukernhof, maior e mais florido jardim do mundo. Nesse período, as temperaturas continuam baixas para o padrão brasileiro, mas o tempo já começa a esquentar um pouco. A temperatura média fica entre 10º e 20º — quanto mais perto do final da primavera, mais quente) e as variações são bruscas e imprevisíveis. Num dia pode fazer 20ºC e no, dia seguinte, cair para 10ºC.

O que trazer na mala?

Como o tempo neste período varia bastante, é fundamental ter sempre um casaco, que não precisa ser aquele pesado de inverno, mas também não pode ser um casaquinho de verão. Um bom casaco que segure o frio do Sul do Brasil é suficiente. Blusa de manga longa e calça (jeans, legging, moletom) são as roupas mais usadas. Nos dias mais quentes, já dá para arriscar usar um vestido ou saia com uma meia-calça grossa. Sapatos fechados (tênis, botas, sapatilhas, oxfords) são os mais adequados nesse período.

Verão (de Julho a Setembro):

O verão em Amsterdam é uma das épocas mais animadas, os parques ficam lotados e os dias são mais longos, com o sol se pondo por volta das 22 horas. A temperatura média varia entre 15ºC e 25ºC, mas pode chegar a 30ºC durante os períodos de onda de calor. Vale lembrar que quanto mais perto da primavera (início de junho) e do outono (final de setembro), mais baixas estarão as temperaturas.

O que trazer na mala?

Embora o verão holandês seja mais frio que o verão brasileiro, pode ficar à vontade para trazer as suas roupas de verão. Vestidos, saias, shorts, bermudas, blusas de manga curta, sandália, sapatilha, tênis, tudo o que usamos no dia-a-dia da maior parte do Brasil cabe bem nesse período, especialmente nos dias mais quentes. Porém, como o tempo em Amsterdam varia bastante, mesmo no verão, é bom carregar sempre um casaco. Nos dias de muito calor, um cardigã ou uma jaqueta jeans são suficientes para aguentar o vento frio que bate vez por outra, já nos dias mais nublados e chuvosos, um casaco mais grosso será fundamental.

Outono (de Outubro a Dezembro)

Entre o final de setembro e o começo de outubro, a temperatura volta a baixar no hemisfério Norte, é quando vamos nos aproximando do inverno. Neste período, o tempo varia bastante e, assim como na primavera, tende a ficar entre 10ºC e 20ºC.

O que trazer na mala?

Assim como a primavera é a transição entre o inverno e o verão, o outono faz o caminho oposto, do verão para o inverno. Quanto mais no início do outono for a sua viagem, maior a probabilidade de encontrar dias mais quentes. Neste caso, é bom misturar roupas leves de verão com algumas opções mais pesadas, para o inverno. Uma dica para o outono é pensar em roupas que possam ser usadas sozinhas, quando o clima for mais ameno, e com sobreposições, para os dias mais frios (saias e vestidos com meia-calça, por exemplo). Se a viagem for mais próxima do inverno do que do verão, o casaco mais pesado é um item essencial, assim como os outros itens já listados para a mala de inverno. Além disso, o Outono é a época em que mais chove na Holanda. Então, uma capa de chuva ou um guarda-chuva é indispensável se você quiser fazer passeios a pé.

De malas prontas, agora é a hora de aproveitar e conferir o que Amsterdam tem de melhor nas quatro estações. Boa viagem!

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Vale a pena lembrar que além de dicas, serviços personalizados como ensaios fotográficos em Amsterdam e roteiros personalizados para Amsterdam, nós também preparamos para você o Guia de Túristico de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!

18 Comments

  • Sempre acompanho vcs pelo Instagram! Estou indo em setembro e minha dúvida é em relação ao que levar por causa da temperatura. Li as dicas aqui! Gostei!

    • Olá Marcela, que legal que você gostou das dicas – o clima aqui é super instavel, portanto, venha preparada para tudo 🙂
      Abraço, Hugo e Marcio

  • Melhor blog sobre Amsterdam e suas conexões, rs
    Melhor insta tbm
    Indo em outubro/17 pela primeira vez e torcendo para pegar menos chuva e mais sol.

  • Estou indo para Amsterdam em janeiro 2018, meu sonho e ver neve, sem não tiver em Amsterdam aonde posso ir por perto para conseguir ver?

  • Bom dia! Estou programando minha viagem para as duas primeiras semanas de setembro!!
    Gostaria de saber se devo levar roupas mais quentes ou posso ficar tranquila e levar roupas mais leves. Estou completamente perdida hehe e como pretendo viajar somente com bagagem de mão, tenho que planejar bem!! Não vejo a hora de chegar nesse paraíso!!

    • Olá Aline, como explicamos no artigo, o clima na Holanda é muito instável, portanto, é melhor você vir preparada para calor e para um possível tempo mais fresquinho. Abraço, Hugo e Marcio

  • Oi Hugo e Márcio!
    Primeiramente parabéns pelo blog, muito útil!
    Percebi que o inverno está mais rigoroso do que o normal este ano e as temperaturas ainda estão muito baixas mesmo estando bem próximo de entrar a primavera. Estou indo à Amsterdam agora em abril, chegarei no dia primeiro para ser mais exato. Pela experiência de vocês, posso esperar um clima um pouco mais quente/agradável ou me preparo para o frio? Estava pensando em levar um casaco que já tenho (mas que não é adequado à temperaturas muito baixas) e se preciso comprar aí. O que vocês sugerem?

    • Olá Lucas, obrigado pela sua mensagem.
      Dificil prevermos as temperaturas em abril, mas a tendencia é delas subirem sim. No entanto, melhor trazer o casaco, melhor previnir do que remediar 🙂
      Boa viagem! Hugo e Marcio

  • Olá Pessoal!

    Excelente o blog, estarei embarcando em junho, passarei o verão na Holanda, estava com muitas dúvidas do que levar, graças a vocês estou praticamente com tudo organizado. Vou para a casa de um amigo, é apropriado levar roupas de cama e banho? Se puder me mandar mais dicas via e-mail eu agradeço, sou inexperiente quanto a viagens internacionais.

    Obrigada e sucesso.

    • Olá Nice, recomendamos vc pergunta para o seu amigo se vc deve ou não levar roupa de cama. Difícil opinarmos pois depende de cada anfitrião. Nosso site esta repleto de dicas legais, qdo vc gaste um tempinho navegando por aqui.
      Abraço, Hugo e Marcio

  • Oi pessoal do Conexão, pediria ajuda para uma dúvida: passarei 10 dias em Amsterdam, sou triatleta amadora, ai ja viu, vou treinar todos os dias, voce pode indicar qual melhor parque/avenida para correr/pedalar? poderia tambem indicar duas lojas de equipamentos de bicicleta/triathlon? grato pela atencao, parabens pelo Conexão Amsterdam, voces despertaram desejo de conhecer essa cidade linda.

Leave a Comment