Conforme o clima O que fazer? Próximo a Amsterdam

O que fazer na Holanda: Uma visita ao Museum Kröller-Müller

Quando se fala em Van Gogh e conhecer suas obras, claro, sempre lhe vem a cabeça o museu dele em Amsterdam. Todavia, poucas pessoas sabem que há um museu na Holanda mesmo que possui a segunda maior coleção de pinturas do Van Gogh no mundo inteiro. Esse museu se chama Museu Kröller-Müller e é um lugar fantásticos para os amantes de arte e natureza. Sim, nautreza. O parque fica localizado em um lugar único. Nós recententemente estivemos por lá e vamos compartilhar com você algumas informações desse local.

Se você estiver planejando sua viagem para cá e não sabe ainda muito bem o que fazer na Holanda, considere incluir esse museu em seu roteiro. Nós achamos que esse museu combina muito bem para quem estiver visiatando a Holanda em 5 ou mais dias.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O museu está localizado no meio da “floresta” tranquila do Parque Nacional Hoge Veluwe. O museu é uma ótima opção de excursão para um dia for a de Amsterdam.
A partir de Amsterdam, a viagem leva 2 horas de trem e ônibus ate chegar no museu Kröller-Müller em Otterloo, na província de Gelderland.

 

Helene Kröller-Müller
Kröller-Müller refere-se ao nome de Helene Müller, filha de um rico industrial alemão. Helen casou com um holandês, Anton Kröller, um empregado de seu pai que, eventualmente, assumiu os negócios da família.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O casal se mudou para Haia, onde se tornaram uma figuras constante nas classes mais altas da sociedade burguesa da época. A história tomou um rumo interessante quando Helene se apaixonou por um pintor medíocre, Bremmer, que era famoso por seduzir as ricas mulheres holandesas com seu charme.

 

A coleção de arte particular de Helene
Helene gostava muito do trabalho de um pintor desconhecido chamado Vincent van Gogh. Helene começou a colecionar o seu trabalho obsessivamente, transformando, assim, a obra do tal Van Gogh se tornar não apenas conhecida, mas também “in”. Infelizmente, Van Gogh viveu toda a sua vida na pobreza, ele se matou em 1890, e não se beneficiou do sucesso, ascensão, fama e fortuna derivado do seu trabalho.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Mas Helene queria mais. Seu sonho era encontrar um museu para sua crescente coleção de arte, para mostrar as futuras gerações como o quanto refinada uma família de comerciantes ricos na virada do século poderia ser. Achar o local ideal para o museu foi um problema. Depois de 25 o tão sonhado “casa museu” ainda não havia se concretizado, então ela doou a sua coleção inteira para o governo da Holanda. O governo construiu rapidamente um museu, que teve sua inauguração em 1938. Helene morreu 18 meses depois, anos 70 anos de idade.

 

Impressionismo, simbolismo, cubismo
A coleção de Helene no museu Kröller-Müller é uma excelente representação da arte contemporânea europeia dos séculos 19 e 20.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Impressionismo, simbolismo e cubismo são representados por artistas como Renoir, Fanti-Latour, Paul Gauguin, Georges-Pierre Seurat, Cezanne, Mondriaan e Pablo Picasso.

 

Van Gogh em Kröller-Müller
A maioria do trabalho foi feito por Van Gogh no mesmo ano em que Helene comprou as suas obras, o que dá ao museu uma visão sobre o estilo pessoal de Helene. O coração do museu é reservado para a arte de Van Gogh, com muitas obras famosas como: The Potato Eaters, Cafe Terrace at Night e Sorrowing Old Man (‘At Eternity’s Gate’); dentre outras obras-primas menos conhecidas. Durante a sua vida, Helene comprou mais de 90 obras de Van Gogh. O Museu Kröller-Müller possui a segunda maior coleção de seu trabalho, após o Museu Van Gogh em Amsterdam.

 

60 Avant Garde
Há também uma rica coleção de arte vanguardista dos anos 60 e de obras contemporâneas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Jardim de Escultura
Em 1961 foi adicionado ao museu um belíssimo jardim de esculturas. O jardim é cercado por árvores, plantas, flores e lagos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O local é simplesmente lindo, um espetáculo a parte, ideal para caminhadas ou piqueniques. Caminhos românticos levam você para a bela coleção de esculturas modernas e contemporâneas espalhadas pelos jardins do museu; a coleção inclui obras de Auguste Rodin, Henry Moore, Jean Dubuffet, Mark di Suvero, Lucio Fontana, Claes Oldenburg, Fritz Wotruba, Joep van Lieshout e muitos mais.

 

Como chegar ao Museu Kröller-Müller?
O Museu Kröller-Müller está localizado em Veluwe, uma área florestal de aproximadamente 1.100 km².
Veluwe é reserva natural linda com floresta, lagos e dunas de areia. Se tiver sorte, você pode ver javalis e outros animais pela região.
Os holandeses visitam essa região em temporada de férias, muitos acampam ou se hospedam em bangalôs .

 

De trem
Da Estacão Central de Amsterdam você tem que pegar um trem para Ede-Wageningen ou Apeldoorn (cerca de 1 hora de viagem). De ambas as estações de trem saem ônibus para o museu (cerca de 15-20 minutos de viagem).
Os ônibus param nas entradas do parque florestal e também em frente do museu.
Caso você preferir andar da entrada do parque florestal ate o museu, a caminha leva aproximadamente 30-45 minutos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O parque florestal também disponibiliza bicicletas, de graça, nas entradas. Uma ótima opção para aqueles que queiram passear pelo local. Durante períodos de férias, feriados, geralmente, as bicicletas se esgotam rapidamente.

De carro
Se preferir ir de carro, você pode estacionar o carro em frente ao museu ou então estacionar em uma das entrada do parque e pegar uma das bicicletas brancas gratuitas.

Dicas de como viajar dentro da Holanda clique aqui. Mais informações sobre as exposições e como chegar lá você encontrar no site: Kröller-Müller Museum

 

Distância das entradas do parque florestal até o museu:
Entrada Otterlo: 2,5 km (15 minutos de bicicleta)
Entrada Hoenderloo: 4 km (20 minutos de bicicleta)
Entrada Schaarsbergen: 10 km (1 hora de bicicleta)

 

Horários de funcionamento:
De Terça-Feira até Domingo 10:00 até 17:00.
Fechado: 1 de Janeiro.

 

Preços 2015
O museu está localizado dentro do Parque Nacional De Hoge Veluwe, portanto, o valor do ingresso inclui acesso ao parque e ao museu.

Ingressos: (Estacionamento não incluso)

Adultos
EUR 17,60

Crianças de 6 a 12 anos
EUR 8,80

De 0 a 6 anos
grátis

 

Vale lembrar que a Conexão Amsterdam além de te dar dicas legais, também te ajuda a organizar e personalizar sua viagem para Amsterdam e Holanda. Clique aqui para maiores informações ou envie um e-mail para contato@conexaoamsterdam.com.br

2 Comments

  • Que espetáculo de lugar e museu!!! Adorei seu site, tenho utilizado muita informação para planejar minha viagem!
    Queria visitar esse museu de trem e pela sua explicação me pareceu fácil. Minha dúvida é: na volta do museu os ônibus partem do mesmo locam onde chegam? Em qual site seria possível ver os horários dos trens ida e volta?
    Parabéns pelo trabalho bacana!
    Abraços, Patrícia.

    • Olá Patrícia,

      Obrigado, ficamos felizes em saber que você está curtindo nosso trabalho!
      Realmente o Kroller-Muller é espectáculo, certamente um programa imperdível.
      Sim, é muito fácil chegar lá; os ônibus partem do mesmo lugar que chegam. E no site ns.nl você pode checar os horários dos trens. Abraço

Leave a Comment