Como chegar? O que fazer? Próximo a Amsterdam

Como ir de Amsterdam para Colônia de trem

Escrito por Hugo Pereira

Uma das principais cidades alemãs mais próximas da Holanda é a cidade de Colônia  (Cologne). A cidade fica a apenas 240 Km de Amsterdam e, para quem tem interesse em fazer uma trip pela Alemanha, Colônia serve como principal porta de entrada para essa viagem, já que a navegação entre as duas cidades, seja de trem, ônibus ou carro, é acessível e fácil. Por isso vamos te mostrar como ir de Amsterdam para Colônia de trem.

Um pouco mais sobre a História de Colônia

Colônia é uma das maiores cidades alemãs e seu nome vem dos tempos romanos. Os romanos fundaram a aldeia de Ubii no Reno em 50 dC e a chamaram de “Colônia”. Óbviamente, a cidade passou por muitos acontecimentos ao longo dos anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 90% do centro da cidade foi destruído. No final da guerra, cerca de 40.000 pessoas ainda viviam na área da cidade. O trabalho de reconstrução da Cidade Velha começou em 1947. A arquitetura do pós-guerra ainda caracteriza a face de Colônia hoje. A metrópole do Reno é hoje a quarta maior cidade alemã e um dos mais importantes destinos de viagem na Alemanha e na Europa. Os museus de Colônia estão entre os melhores do mundo e têm enorme apelo para o turismo cultural. Colônia também está se tornando cada vez mais popular como uma cidade de música e eventos.

Curiosidades sobre Colônia:
  • O perfumista italiano, John Maria Farina (Giovanni Maria Farina 1685 – 1766), tornou Colônia mundialmente famosa ao nomear sua nova fragrância Eau de Cologne em homenagem a sua nova cidade natal;
  • Todos os trens de alta velocidade param em Colônia e os viajantes podem voar para mais de 130 destinos em todo o mundo a partir do Aeroporto de Colônia-Bonn;
  • A cidade universitaria esta sempre cheia de bares. Se vale a dica, experimente uma Kolsch, estilo de cerveja fabricado na cidade.

O Natal é uma ótima época para visitar Colônia, a cidade ganha vida com decorações de Natal em quase todas as esquinas e nos famosos mercados de Natal. São sete no total, e o maior e mais conhecido mercado está estacionado em frente à icônica Catedral de Colônia.

Catedral de Colônia (Kölner Dom)

Uma igreja católica em estilo Gótico que chama a atenção pela arquitetura. Declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, guarda desde 1164, as relíquias dos Reis Magos. As torres da Catedral de Colônia possuem 157 metros de altura e a sua área total é de 6.900 m². A igreja tem 5 naves e 7 capelas, sendo que as duas naves principais são dispostas em formato de cruz com 43 metros de altura. Possui também mais de 10 mil m² de vitrais coloridos que retratam histórias do Velho Testamento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Catedral de Colônia foi seriamente danificada. Foram cerca de 14 grandes bombas de alto explosivo e mais de 70 bombas incendiárias, além de ser atingida por artilharia e vários projéteis. Apesar dos diversos danos na edificação, nenhuma das principais obras de arte medievais da catedral foi perdida, tudo devido ao fato da proteção e tentativa de contenção de queda realizados na igreja. Ainda hoje os danos são visíveis e a recontrução e restauração seguem acontecendo. Em 1996, a Catedral de Colônia foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Como ir de Amsterdam para Colônia de Trem

A viagem de trem entre Amsterdam e Colônia é uma opção rápida e acessível. O trem parte da Estação Central de Amsterdam e vai até Köln Hbf – Cologne Central. Existem vários horários disponíveis  e diferentes possibilidades de escolha de tempo de viagem. Cada horário vai oferecer uma quantidade diferente de paradas, as famosas baldeações. Para escolher o seu horário e verificar se existem trocas de trem basta clicar aqui. Nós indicamos o horário em que o trem da ICE não faz nenhuma parada, o tempo de duração costuma ser de 2h41min. Claro que, se houver algum imprevisto nas linhas você será informado. Normalmente este trem sai pela manhã.

Se você quer uma tarifa em conta, é importante comprar sua passagem com um tenpo razoável de 3 meses de antecedência, assim é possível conseguir passagens por 20€. É muito simples comprar o seu ticket, basta clicar no site da NS International. Após comprar o seu ticket, você precisa ir até a Estação Central e validar a sua passagem que será digital (caso você compre online) nos totens disponíveis na Estação. Para saber qual a sua plataforma, basta olhar no site na hora da compra e conferir nos diversos painéis disponíveis nos saguões da Estaçã Central. Pronto, sua viagem já começou! O trem é muito confortável e, você tem espaço para colocar sua bagagem caso precise. A viagem é muito rápida e você nem percebe o tempo passar.

Ao chegar você já encontra um dos cartões postais da cidade, a Estação Köln Hbf e a Ponte Hohenzollern, uma ponte de arco hierárquico entre a catedral e o KölnTriangle. Data do início do século XX, quando reconstruída após a guerra, restringiu-se apenas ao tráfego ferroviário e de pedestres. Vale muito a pena fazer a travessia caminhando e apreciar a vista da cidade.

Se você ficou curioso e quer se localizar na cidade e fazer o seu planejamento antecipadamente, vale a pena conferir o mapa da cidade e traçar o seu roteiro com tranquilidade. Você vai ver como é possível conhecer essa pérola alemã em um bate e volta a partir de Amsterdam.

DICAS:

Caso tenha interesse de ficar em Colônia, a cidade é bastante fácil de se locomover e você provavelmente encontrará a maioria dos hotéis e albergues nas proximidades do centro da cidade, recomendamos um hotel e um albergue:

  • Hotel Chelsea – Boutique hotel de arte iniciado por um artista local, Marin Kippenberger. O hotel foi criado e desenhado por artistas e todos os quartos são decorados com arte contemporânea no interior (muitos são de artistas locais). Originalmente, a coleção foi desenvolvida permitindo que os artistas fornecessem arte em troca de um lugar para dormir! Endereço: Jülicher Straße 1
  • Pathpoint Cologne Backpackers  – Esta cadeia de albergues para mochileirosestá em toda a Alemanha e é bastante básica, mas com um ótimo atendimento. Endereço: Allerheiligenstraße 15
Onde comer:
  • Beef Brothers – É uma lanchonete bem popular em Aachner Straße, as refeições são baratas e saborosas. O lugar não é muito grande, mas se o tempo estiver bom, você pode se sentar no pátio em frente. Endereço: Aachner Straße 12;
  • Se você gosta do movimento slow food, o lugar que você precisa ir é no Cafe Sehnsucht, ele é um bio restaurante/café. Endereço: Körnerstraße 67, Ehrenfeld;
  • É um bar/café e restaurante é super bacana! O local serve café da manhã, almoço, jantar e bebidas. O  o design limpo por dentro e as boas bebidas fazem dele um popular ponto de parada no bairro belga. Endereço: Brüssler Platz 9.
Ande pela cidade e:
  • Faça uma pausa para o café no meio da tarde no Cafe Rico  em Rudolfplatz;
  • Visite a loja de troca de livros e roupas em Ehrenfeld e no mesmo bairro conheça os murais de grafite espalhados pelas ruas. O festival anual CityLeaks ocupa grande parte dos espaços de arte em Ehrenfeld todo mês de setembro para seus passeios de arte urbanos, exposições e performances.
  • Visite a loja de fantasias e trajes carnavalescos em  Deiters;
  • Visite a Brüssler Platz no Bairro Belga durante as primeiras noites do verão, onde os jovens se reúnem após o trabalho para beber e se divertir;
  • Assista ao pôr do sol em Deutzer Brucke para ter uma visão da cidade com o Kolner Dom (se o tempo permitir!)

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Vale a pena lembrar que além de dicas, serviços personalizados como ensaios fotográficos em Amsterdam e roteiros personalizados para Amsterdam, nós também preparamos para você o Guia de Túristico de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!

2 Comments

  • “Nós indicamos o horário em que o trem da ICE não faz nenhuma parada, o tempo de duração costuma ser de 2h41min. É importante comprar sua passagem com um tenpo razoável de 3 meses de antecedência, assim é possível conseguir passagens por 20€.”

    Olá, vou com mais 3 amigos, e pretendíamos ir de carro alugado, que de acordo com o Google leva 2h45 entre as duas cidades. Você acha que ainda compensa ir de trem?

    • Olá Sebastião, difícil respondermos sua pergunta, depende muito do perfil de cada viajante.
      Pessoalmente, sempre vamos de trem, pela praticidade e conforto.
      Abraço, Hugo e Marcio

Leave a Comment