Como chegar? Dicas Práticas

Como viajar dentro da Holanda

Para quem estiver vindo para a Holanda e planejando ficar em Amsterdam por 4 dias ou mais, eu acredito que talvez você esteja incluindo no seu roteiro um pulinho em outra cidades da Holanda.

Se esse for o seu caso, você deve estar se perguntando: “Mas, qual é a maneira mais fácil de chegar em outras cidades da Holanda a partir de Amsterdam?” Bom, a resposta está nesse post.

Para te ajudar, eu escrevi as instruções de meios de transporte para chegar a outras cidades na Holanda.

Se você estiver procurando como usar o transporte público na Holanda, eu te indico a dar uma olhadinha no post como usar o OV Chipkaart e também como funcionar o site e app com itinerários do transporte público na Holanda.

 

CARRO

Claro, para visitar qualquer outra cidade, você pode ir de carro, e nesse caso eu definitivamente indico o uso de um GPS, já que na Holanda, frequentemente há obras nas estradas e ruas, o que requer alteração de trajetos com certa frequência. Estacionar geralmente pode ser um problema e com certeza vai custar alguma coisa. Existem poucos, bem poucos lugares em Amsterdam e na Holanda onde você poderá estacionar de graça.

Na verdade em Amsterdam, existem horários específicos de estacionamento nas ruas que não são cobrados. Para visualizar o mapinha mostrando essas regiões e os horários, clique aqui.

 

TREM

Outra opção é viajar de trem. Existem várias estações para pegar trens em Amsterdam. Algumas das principais, além da Estação Central são: Bijlmer, Muiderport, Amstel, Sloterdijk.
Mas muito provavelmente o seu ponto de partida para viagens na Holanda será a Central Estação de Amsterdam. Você pode comprar seus tickets através do “service center” o que vai implicar em uma taxa de administração extra e a outra opção será comprar os seus tickets por meio das máquina amarelas espalhadas pela central estação. Comprar tickets nessas máquinas é muito simples, desde que você saiba o nome da cidade que você queira ir.  No post sobre como ir do aeroporto de Amsterdam até o centro da cidade eu explico como usar as máquinas amarelas para comprar o seu bilhete de viagem.

 

ÔNIBUS

Há varias cidades legais de se visitar na Holanda que não são conectadas com linhas de trem. Dessa maneira, ônibus torna-se como a única opção de transporte público para acesso. Alguns exemplos clássicos são as cidadezinhas na região Waterland (Broek in Waterland, Monnickendam, Volendam e Edam) ou até mesmo Lisse (Keukenhof – Parque das Tulipas) e várias outras.

Ônibus regional que te leva a região Waterland

Ônibus regional que te leva a região Waterland

COMO IR: Ao fundo da Central Estação (próximo ao “rio” IJ), existe a plataforma de ônibus regulares que viajam para a região de Waterland (Norte da Holanda). Nesse caso, os tickets da viagem podem ser comprados dentro do ônibus (compre o dagkaart “cartão para o dia” se sua intenção for voltar no mesmo dia para Amsterdam).

Vista da plataforma ao fundo da Estação Central de Amsterdam

Vista da plataforma ao fundo da Estação Central de Amsterdam

Você também pode fazer viagens de ônibus no país simplesmente comprando um ticket dos ônibus de turismo que oferecem passeios para o “country side” da Holanda. Mas fique ciente de que esses passeios são feitos para turismo em massa.
Novamente, não que isso seja ruim, mas com certeza perde um pouco da autenticidade e liberdade para explorar os cantinhos da cidade que você vai visitar. Quanto a visitar e como chegar ao parque do Keukenhof , dê uma olhada na nossa dicas de passeio aqui.

 

DÚVIDAS?
Dê um like na humilde página do FACEBOOK do Conexão Amsterdam e envie sua pergunta lá no mural da página. Talvez a sua pergunta é a pergunta de muitos!

Ah e sugestões são sempre bem-vindas…

13 Comments

  • Ola Hugo e Marcio, parabéns pelo blog, está me ajudando muito a planejar minha viagem!!!!
    Gostaria de saber qual a melhor empresa de trem para ir de Trem de Paris para Amsterdam?
    Dei uma pesquisada mas fiquei em dúvida sobre como fazer isso.
    Obrigada!

  • Olá gostaria de sua ajuda para saber qual a melhor forma para comprar os ticketes do trem nos seguintes trechos.
    Paris – Amsterdam – 22/05/16
    Amsterdam – Guent – 27/05/16
    Guent – Paris – 30/05/16

  • Olá, ótimo site! Vou com minha esposa passar 4 dias em Amsterdã e 4 em Utrecht onde terei compromissos de trabalho também . Gostaria de conhecer Golda e o Mercado de Queijo de Alkmaar, esses percursos podem ser feitos a partir de Utrecht ou tenho que voltar para Amsterdã? Mais uma vez parabéns pelo site

    • Olá Marco, muito obrigado! Ficamos felizes que vc curtiu o site; continue explorando Amsterdam conosco.
      O transporte publico na Holanda é excelente, otimamente bem integrado e fácil. E vc pode ir para Gouda e Alkmaar a partir de Utrecht, não se preocupe!

      abraço,

      Hugo e Marcio

  • Olá,

    ótimo Blog , parabéns. como faço para comprar passagens de trem ou onibus com antecipação. Quero o percurso Amsterdã – Bruxelas e depois Bruxelas Amsterdã.
    trem vale mais a pena?

    • Oi Celeste, desculpa mas não entendemos sua duvida/ pergunta. Você vai ate a Estação Central de Amsterdam compra o bilhete de trem para Maastricht e chegará lá 🙂 A viagem leva aprox. 2 horas e meia.
      Abraço, Hugo e Marcio

  • Olá! Pretendo ir para Holanda e Bélgica e fazer os trajetos por trem. Vi que existe um passe para vários dias (Benelux Pass) mas não vejo comentários nos blogs. Qual sua opinião sobre ele? Obrigada!

Leave a Comment